Descoberta da radiotividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Descoberta da radioatividade

Após a descoberta dos raios x houve uma revolução na Ciência. A partir desta importante descoberta, outro físico francês iniciou um estudo para tentar descobrir os raios x em substâncias fluorescentes. Antoine Henri Becquerel descobriu que o sulfato duplo de potássio e uranila emitia raios desconhecidos, que impressionavam chapas fotográficas após atravessar opapel negro, estes raios foram nomeados, inicialmente, de “raios Becquerel”. 

Marie Sklodowska e Pierre Curie, um casal de cientistas, interessados pela descoberta de Becquerel acabaram descobrindo que todos os compostos que possuíam urânio tinham a propriedade de emitir esses raios, portanto ficou evidente que ele era o elemento responsável por emitir os raios desconhecidos. Assim, o casal nomeoueste fenômeno como radioatividade, que significa emitir raios (do latim radius).

O casal Curie iniciou um trabalho com amostras retidas do elemento urânio. Após medir as radiações emitidas em cada amostra, constataram que, quanto maior era a proporção de urânio na amostra, mais radioativa ela seria. 

Ao estudar a pechblenda, um minério de urânio, mais uma descoberta inesperada aconteceu.Verificou-se que uma das partes de impureza extraídas do minério era muito mais radioativa do que o próprio urânio puro. Desse modo, o casal Curie desconfiou que houvesse outro elemento radioativo desconhecido. Em 1898, o casal descobriu o elemento que era 400 vezes mais radioativo do que o urânio, este elemento foi denominado “polônio”. 

Mesmo com a descoberta do polônio, o casal não cessava assuas pesquisas, até que descobriram outro elemento mais radioativo que o polônio, este foi nomeado de “rádio”. 

O rádio é um elemento que produz intensas emissões, capazes de atravessar as camadas de chumbo. Tal capacidade não pertence aos raios X.
O Casal Curie, a descoberta dos elementos radioativos e outras estórias
A física e química polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934; PNF, 1903;PNQ, 1911) - a genial Madame Curie -, folheando os Comptes Rendus Hebdomadaires de l´Académie des Sciences de Paris em busca de um assunto para a sua Tese de Doutoramento, deteve-se diante dos trabalhos do físico francês Antoine Henri Becquerel (1852-1908; PNF, 1903), realizados em 1896 (Comptes Rendus Hebdomadaires de l´Académie des Sciences de Paris 122, p. 420), sobre certos "raios" emitidospelo urânio (U), e resolveu estudá-los, a partir de fins de 1897. Começou, então, a estudar a intensidade dos raios de Becquerel (expressão cunhada por ela própria) em resíduos de pechblenda, isto é, o óxido de urânio (cuja primeira tonelada foi-lhe ofertada pelo governo austríaco, proprietário que era das minas de urânio de Saint-Joachimsthal, na Boêmia), sais inativos, óxidos de tório e calcolita(duplo fosfato de urânio e cobre). Para realizar esse estudo, usou a piezoeletricidade [descoberta pelos físicos franceses Pierre Curie (1859-1906; PNF, 1903) e Paul Jacques Curie (1855-1941), em 1880], uma vez que aqueles "raios" ionizavam o ar e o tornava condutor. Essa corrente elétrica assim gerada era, então, detectada por um eletrômetro que, no entanto, se neutralizava por intermédio de umpotencial elétrico criado ao pressionar um cristal de quartzo piezoelétrico. (Registre-se que essa técnica de neutralizar corrente elétrica, o chamado método zero, foi utilizada por todos os estudantes de madame Curie.)
Como conseqüência dessas experiências, Madame Curie, isoladamente, e com marido Pierre Curie e outros colaboradores, fez as seguintes descobertas. Em 12 de abril de 1898 (ComptesRendus Hebdomadaires de l´Académie des Sciences de Paris 126, p. 1101), ela registrou a descoberta da radioatividade (termo cunhado por ela, nessa ocasião) do tório ( ), bem como registrou, também, a observação de que os dois minérios do (pechblenda e calcolita) que havia utilizado em suas experiências, eram mais ativos que o , indicando, desse modo, que tais minérios poderiam conter um elemento...
tracking img