Descartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Grécia de Alexandre o Grande - Construindo um Império
“Construindo um Império – A Grécia de Alexandre o Grande” (2006) faz parte da série de documentários do canal de televisão norte-americanoHistory Channel. Dos diretores Mark Cannon, Dana Ross e Ted Poole, o documentário começa tratando de como Felipe da Macedônia chegou ao poder e de suas conquistas. Com diplomacia e forma, Felipeedifica a Macedônia. Seu povo era considerado incivil pelos gregos.
Felipe, inicialmente, torna o serviço militar um serviço de ocupação integral, desenvolve, então, grande engenharia de guerra:combina a cavalaria com a infantaria, utiliza-se da catapulta, o arco e flecha evoluem, passando a ser um engenhoso projeto que permite a utilização de mais força e agilidade frente ao inimigo, e utilizaa sarissa, uma nova arma de guerra. A sarissa era uma lança maior do que as já utilizadas por outros exércitos, portanto, chegar ao corpo do adversário e feri-lo se tornou tarefa mais fácil. Atecnologia bélica torna o exército de Felipe extremamente poderoso.
Em 338 a.C. Felipe se torna senhor absoluto da Grécia, pois vencera Atenas e Tebas. Dois anos mais tarde, aos 46 anos de idade, Felipemorre vítima de um golpe proferido por um guarda-costas. Seria uma atitude isolada ou uma conspiração? Alexandre, seu filho, assume o poder.
Em 334 a.C. Alexandre, o grande, parte com 35 milsoldados para combater o império persa. Essa exatidão nos números lembra bem as histórias de Heródoto. Essa fonte é utilizada em outro documentário da mesma série, “Construindo um império – os persas”.Alexandre conquista Tiro, como essa cidade fenícia era uma ilha, o conquistador constrói uma barragem para levar seus soldados até as muralhas da cidade. Tiro não foi conquistada facilmente,diferentemente do Egito.
O documentário fala da chegada de Alexandre aquele país como um “libertador”. Ele reverenciava a cultura do Egito, mas queria muito mais que isso: seus campos de trigo. Em 331...
tracking img