Desavio de apredizagem

2593 palavras 11 páginas
DESAFIO DE APRENDIZAGEM ÚNICO
Montagem de Curso EAD

Introdução

As tecnologias do mundo atual entraram no campo da educação com uma força tal, que se tornou parte integrante desse campo, sendo um processo irreversível. Por isso, todos os docentes necessitam de capacitação para dominar os meios tecnológicos de computação. Para promover a inclusão social no espaço universitário, a tecnologia digital pode ter um papel fundamental; entretanto, o seu uso precisa ir além do acesso ou da mera alfabetização digital. A tecnologia deve estar articulada ao trabalho pedagógico desenvolvido, constituindo um espaço significativo de ensino-aprendizagem, ou seja, a informática precisa atender às necessidades reais do cotidiano pedagógico e ser utilizada para viabilizar a participação de todos.

Quando pensamos na concepção de um espaço educacional aberto e flexível, na Web ou fora dela, seria praticamente impossível definir como deve ser esse espaço sem a participação dos seus usuários.Um sistema de gestão de educação à distância (EAD) que decorra em uma prática pedagógica inovadora, de viabilidade acadêmica, depende de competência técnica e decisão da gestão acadêmica em programar.Especialmente na gestão de sistemas educacionais, é necessário enfocar os sistemas de educação à distância fundamentados nos parâmetros da gestão democrática que favoreçam a construção de redes solidárias, com o objetivo de apoiar a produção do conhecimento e do desenvolvimento humano.

Considerando que a sociedade do conhecimento é o novo motor da economia e se transformou no principal fator de produção, caracterizado por ter como um dos seus elementos centrais o processo de gestão do conhecimento, ou seja, a capacidade de produzir, armazenar, processar, recuperar e disseminar informações e conhecimentos.

Dessa forma, cabe ao gestor acadêmico informar-se sobre o potencial das tecnologias na educação presencial e a distância; avaliar com clareza o que é novo e o que é permanente em

Relacionados