Desastres naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
06/02/2012 09h56 - Atualizado em 06/02/2012 09h56

Número de mortos em terremoto nas Filipinas passa de 40


Maioria das vítimas está na Ilha de Negros.
Autoridades emitiram alerta local de tsunami.



Pelo menos 43 pessoas morreram nesta segunda-feira (6) na região central das Filipinas vítimas de um terremoto de magnitude 6,7, que derrubou casas, balançou edifícios e provocou cenas depânico em várias cidades, segundo o Exército.
A maioria das vítimas morreu em desabamentos de residências na ilha de Negros, segundo a polícia local.
O tremor aconteceu a uma profundidade de 46 km perto do meio-dia (1H49 de Brasília), com epicentro no mar, entre as ilhas de Negros e Cebu, 70 km ao norte da cidade de Dumaguete (Negros), segundo o Serviço Geológico dos EUA.
O centro de alerta detsunamis do Pacífico, com sede no Havaí, não emitiu um alerta de maremoto, mas as autoridades locais emitiram um aviso.
Horas depois, o país foi atingido por dois tremores secundários de magnitude 6,2 e 6, segundo o USGS.
O terremoto de meio-dia quebrou janelas e provocou fissuras nas paredes de edifícios nas cidades de Cebu (a segunda mais habitada do país) e São Carlos, na ilha de Negros, masnenhuma estrutura desabou segundo Benito Ramos, diretor da defesa civil.
Moradores descreveram cenas de pânico e muitas pessoas correram para as ruas com medo de novos tremores.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/02/numero-de-mortos-em-terremoto-nas-filipinas-passa-de-40.html

Resumo :Em 6/02/12,terremoto em Filipinas mata mais de 40 pessoas, houve um terremoto de magnitude 6,7 que abaloumuito a cidade,com desabamentos de casas movimentação de edifícios mas felizmente não houve desabamento de nenhum edifício .

Opinião :a cada ano que passa o numero de terremotos esta aumentando não so no mundo como também nas filipinas .desastres naturais como esses vem abalando as estruturas desses locais ,as pessoas desesperadas com medo ,muitas mortes ,mas não temos muito o que fazer ,paraamenizar esses desastres o governo tenta alertar a população para tentarem se prevenirem para um menor desastre .






Brasil ganha mapa de municípios com maior risco de deslizamentos


Estudo que começou após desastre na região serrana do Rio traçou avaliação geológica de 31 cidades no Sul e Sudeste; veja a lista

Danilo Fariello, iG Brasília | 06/12/2011 07:15


O governo federalconclui até a próxima semana o levantamento geológico de 31 municípios das regiões Sul e Sudeste que apresentam risco muito alto de deslizamentos de terra e outros fenômenos de solo que têm maior probabilidade de causar vítimas em circunstâncias climáticas adversas. 

A ação faz parte de esforço que teve início no começo do ano, após as tragédias da região serrana do Rio, e tem atenção especialtambém com cidades de Santa Catarina, que sofreram com fortes tempestades em 2008.

As 31 cidades fazem parte de um grupo maior de mais de 50, mas apenas sobre essas não havia nenhuma informação sobre as características geológicas e ocupação do terreno anteriormente. Com esses levantamentos, o governo agora tem, em tese, toda informação necessária para conhecer os locais mais vulneráveis de Sule Sudeste em caso de chuvas de grandes proporções.

O levantamento foi feito pelo Serviço Geológico do Brasil (conhecido pela sigla CPRM). Esse material será será integrado ao sistema de alertas da Defesa Civil nos municípios e vai compor o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que fica sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI). O Cemaden foi criado no início deste ano.

Segundo Thales de Queiroz Sampaio, diretor de hidrologia e gestão territorial do CPRM, nesses 31 municípios foram delimitados polígonos mais sensíveis às variações do clima. Até o dia 1º de dezembro, em 24 municípios, a CPRM já tinha indicado 26.224 moradias com risco alto ou muito alto e 109.730 pessoas vivendo nessas áreas.

Apenas em Nova...
tracking img