Desaposentacao Trabalho De Conclusao Disc Eletiva

2624 palavras 11 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais
Faculdade de Direito
Departamento de Direito do Estado

DESAPOSENTAÇÃO

Aluno: João Renato Sardinha Antunes
2008.1.01.829-11
Professor: Fábio Zambitte Ibraim
Tópicos de Direito Constitucional: Direitos Sociais – Direito da
Seguridade Social (DIR02 – 10634)
1

I. INTRODUÇÃO

A

questão

da

reversão

da

aposentadoria,

também

conhecida

como

desaposentadoria ou desaposentação, tem sido assunto recorrente no direito previdenciário nos últimos anos. O crescente apelo pela regulamentação deste instituto previdenciário decorre da necessidade cada vez maior da manutenção da atividade laboral remunerada após a aposentadoria, em virtude da brusca redução de rendimentos após a jubilação.

Esta demanda ocorre, principalmente, em atendimento aos anseios de segurados que precocemente optaram pela aposentadoria e mantiveram-se no mercado de trabalho, regidos pelo Regime Geral de Previdência Social, ou que após esta ingressaram no
Regime Próprio de Previdência Social.

É unânime e legítima a pretensão autoral no sentido de buscar uma melhor qualidade de vida, conseguida através de um benefício previdenciário maior. Contudo, algumas teses tem sido propostas a favor e contra, a renúncia proposta. De fato, o tema é complexo, pois envolve princípios constitucionais, direitos fundamentais e interesse público coletivo.

Hoje a renúncia à aposentadoria não é uma questão unânime, tendo sido admitida por alguns tribunais e negada por outros, assim como há controvérsia em relação ao cabimento, ou não, da devolução dos valores recebidos a título de aposentadoria pelo autor da demanda, nos casos em que é concedida a desaposentação.

II. RELEVÂNCIA

Estima-se atualmente que cerca de 500 mil aposentados estejam inseridos no mercado de trabalho, compondo uma demanda latente para o tema em discussão. Já encontram-se em curso cerca de 75 mil ações em que os seus autores pleiteiam a renúncia à aposentadoria. Não se pode

Relacionados