Desafios e perspectivas para o ensino da história e cultura afro-brasileira nas salas de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS SALAS DE AULA

Hérica do Valle
hericadovalle@yahoo.com.br
Orientadora Profª Drª  Márcia Aparecida Lima Vieira


Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de umaigualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. (SANTOS, 2003, p. 56)


RESUMO

O presente artigo discute a Lei 10.639/03, sobre as questões étnico-raciais, e os desafios para o seu cumprimento, dentro das redes de ensino do Brasil. Da enfoque na necessidade das estruturas curriculares serem adaptadas. Ainda destaca a enormenecessidade de uma formação renovada para os profissionais da educação, que lhes permita tratar este assunto de forma natural, objetivando que os descentes de africanos tenham sua história resgatada e valorizada.


Palavras-chave: afro-descendentes, cultura, diversidade, ensino superior.


ABSTRACT


This article debates the Law 10.639/03, regarding ethnic-racial questions and the challenges toits implementation within the school systems in Brazil. It focus on the need for the curricular structures to be adapted. Also, it highlights the enormous need to renew training for education professionals, enabling them to deal with this matter in a natural way, aiming to rescue the story and the value of the African descendants.


Key Words: african descendants, culture, diversity, HigherEducation 




Introdução

Este artigo discute a implantação na pratica da Lei 10.639/03, que aborda as relações étnico-racias, nas escolas brasileiras. Buscamos enfatizar a formação de professores, pois são estes que poderão tratar da questão e implantar o que determina a Lei nas salas de aula. Por ser uma determinação legal, é importante que durante a formação inicial, nos Cursos deLicenciatura, o futuro professor tenha a oportunidade de aprender a tratar deste tema relevante para o reconhecimento da importância da valorização da história e da cultura negra para a história de nosso país. A Lei surge do reconhecimento de que a história continua impregnada de preconceito o que revela exclusão e falta de oportunidades para a população negra. A educação pode contribuir para asuperação destes estigmas visando uma sociedade mais igualitária.




Lei e História do Negro no Brasil




Há pouco mais de cem anos, os escravos negros trazidos pelos portugueses ao Brasil foram libertos. O que antecedeu esta liberdade foi um processo extremamente longo de muita luta por parte dos africanos e seus descendentes.
O negro foi trazido ao Brasil e se tornoupropriedade de outro, ou seja, foi escravizado.
A escravidão se caracteriza pela sujeição de um homem pelo outro, de forma completa: não apenas o escravo é propriedade do senhor, como sua vontade esta sujeita à autoridade do dono e seu trabalho pode ser obtido pela força. (PINSKY, 1998, p. 13).


Os negros, ao serem escravizados, trouxeram para este país a sua cultura e asprincipais marcas de sua identidade, assim contribuíram efetivamente na história e formação do povo brasileiro.
Todo o pesadelo deste povo, já começava na captura, quando o separavam de suas famílias. Capturavam negros dos mais diversificados grupos, com origens e línguas/dialetos diferentes, desta forma teriam dificuldades de se comunicarem e provocar revoltas.
Durante a viagem para oBrasil, ainda nos navios, eram mal alimentados, presos e muitos morriam no meio do caminho, durante a travessia do Atlântico. Ficavam em porões sem higiene e doenças eram comuns. Segundo Mattoso (1988), o tratamento aos cativos variava de um navio a outro, mas na maioria o que predominava era desconforto, fome, sede e sujeira.
Ao desembarcarem nas novas terras, eram submetidos a leilões...
tracking img