DESAFIOS ENFRENTADOS POR CUIDADORES DE IDOSOS SEQUELADOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL – AVC.

635 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHia

DESAFIOS ENFRENTADOS POR CUIDADORES DE IDOSOS SEQUELADOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL – AVC.

JEQUIÉ- BA
2014.
LUCAS XAVIER BARRETO

DESAFIOS ENFRENTADOS POR CUIDADORES DE IDOSOS SEQUELADOS POR CUIDADORES DE IDOSOS SEQUELADOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL – AVC.

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Curso Enfermagem, sob a orientação da docente Rita Boery, para efeito de avaliação na disciplina de Metodologia da Pesquisa. II Semestre de Enfermagem.

JEQUIÉ-BA
2014.

INTRODUÇÃO

O presente estudo é um projeto de pesquisa acadêmico , elaborado para atender ao requisito da disciplina Metodologia da Pesquisa oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. O estudo tem por objetivo de investigação os desafios enfrentados por cuidadores de idosos sequelados por Acidente Vascular Cerebral – AVC. Tema importante, não só para os profissionais de enfermagem, mas para toda sociedade.
Observa-se no cenário mundial, um aumento da população idosa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera idosa a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos de idade para os países em desenvolvimento e em países desenvolvidos acima de 65 anos de idade. Estima-se que no Brasil, nos próximos 20 anos, os idosos representarão 13% da população total do país (cerca de 32 milhões). Devido ao aumento da longevidade e da expectativa de vida, houve um crescimento no número das taxas de morbimortalidade desencadeada por doenças cardíacas, neoplasias, acidente vascular cerebral (AVC), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pneumonia/ influenza1. Entre estas, sobressai o acidente vascular cerebral (AVC), um dos problemas mais prevalentes entre a população da terceira idade (SOUZA et al, 2008).
O acidente vascular cerebral (AVC), também denominado ataque cerebral, consiste na perda súbita da função

Relacionados