Desafios do lixo em nossa sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafios do lixo em nossa sociedade

RESUMO
Trata-se de um trabalho que tem como objetivo discutir a coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos e a reciclagem de maneira abrangente e crítica, argumentando que a reciclagem isoladamente não pode ser considerada como solução para todos os problemas com o lixo. Além disso, pretende-se mostrar que um dos papéis mais importantes da coleta seletivaé trazer à tona reflexões sobre os problemas com os resíduos sólidos, como o consumismo, a obsolescência planejada, o desperdício e a necessidade de diminuir a quantidade de resíduos gerados. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica a partir de artigos científicos, dissertações e livros sobre o tema. PALAVRAS-CHAVE: coleta seletiva, reciclagem, obsolescência planejada.

Marina GonzalboCornieri
Bacharel em Gestão Ambiental. Mestranda em Ciência Ambiental do PROCAM-USP. Bolsista de Mestrado da FAPESP. E-mail: marina.gonzalbo@gmail.com

Ana Paula Fracalanza
Socióloga e economista. Doutora em Geografia. Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) da Universidade de São Paulo (USP).

ABSTRACT
Theobjective of this paper is to discuss the selective collection of municipal solid waste and the recycling in a comprehensive and critical way, arguing that recycling by itself is not a solution for all the problems about solid waste. Furthermore, it is intended to show that one of the roles of selective collection is to promote reflections about problems concerning solid waste, such as consumerism,planned obsolescence, waste and need to reduce the amount of solid waste. The methodology was the literature review. KEYWORDS: selective collection, recycling, planned obsolescence.

Revista Brasileira de Ciências Ambientais - Número 16 - Junho/2010

57

ISSN Impresso 1808-4524 / ISSN Eletrônico: 2176-9478

INTRODUÇÃO
A produção de lixo é inevitável. A partir das atividades humanas sãogerados resíduos sólidos de duas maneiras: como parte inerente do processo produtivo e também quando termina a vida útil dos produtos (CALDERONI, 2003). Assim, que destino dar ao lixo produzido torna-se um problema cada vez mais sério. À medida que a produção de lixo aumenta em taxa maior do que a de aumento da população, aumenta também a quantidade e a complexidade de substâncias sintéticasproduzidas e diminui a disponibilidade de grandes espaços vazios para "afastar o lixo da vista da população" (maneira que tem sido usada tradicionalmente para encarar esse problema). Destaca-se que desde a Antiguidade as instalações para disposição final de resíduos sólidos têm sido alocadas em áreas habitadas por populações pobres, despossuídas e pertencentes a minorias étnicas. Assim, há desigualdadesocial na exposição aos riscos ambientais, constituindo um quadro de injustiça ambiental (ACSELRAD, 2002). A palavra lixo origina-se do latim lix, que significa cinzas ou lixívia. No Brasil atribuiuse ao lixo, segundo a NBR 10004, a determinação de resíduo sólido. Residuu, do latim, significa o que sobra de determinadas substâncias (BIDONE; POVINELLI, 1999). Já a categoria de resíduos sólidosurbanos inclui os resíduos domiciliares, o resíduo comercial de pequenos geradores (produzido em escritórios, lojas, hotéis, supermercados, restaurantes) e os resíduos de serviços oriundos de limpeza pública urbana (resíduos de varrição de vias públicas, limpeza de galerias, terrenos, córregos, praias, feiras, podas). Os resíduos sólidos urbanos são de responsabilidade municipal (TENÓRIO; ESPINOSA,2004). Para lidar com o lixo, o ideal seria não gerá-lo, mas já que sua produção é inevitável, resta ao homem a estratégia de gerar o mínimo de lixo possível. E garantir aos resíduos sólidos inevitáveis tratamento e disposição final adequados. A disposição inadequada de resíduos sólidos causa impactos graves, tais como a degradação do solo, a poluição de

corpos hídricos, a contribuição para a...
tracking img