Desafio profissional filme apollo 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio Profissional – Filme Apollo 13

A aplicabilidade da Liderança no Desenvolvimento Organizacional e na Dimensão Humana na Governança Corporativa.

Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (1995), “o fracasso e/ou falha, não é uma opção”.

Apollo 13 (1995) é um filme de Ron Howard que conta a história da missão à Lua que parecia fadada ao fracasso. Os astronautas ainda não haviam percorridometade do caminho quando um dos tanques de oxigênio da nave de comando Odisseia explodiu, danificando gravemente a espaçonave, e posteriormente estas palavras chegaram da imensidão do espaço: «Houston, temos um problema». Suspensos a mais de 350.000 mil quilómetros da Terra numa nave avariada deu-se então, início a grandiosa epopeia que foi a luta dos três tripulantes contra o tempo e asadversidades. Este filme épico aborda de forma clara, ainda que não sejam o objetivo principal, diversas “argumentos” da Gestão de Pessoas, sobretudo no que tange a Liderança, Desenvolvimento Organizacional e a Dimensão Humana na Governança coorporativa.

Em um famoso discurso o Presidente John F. Kennedy lançou um desafio que dizia: Antes de terminar a década “enviar homens a Lua e retorná-los a salvo”.Selecionados entre os melhores pilotos, certamente os astronautas da Apollo 13 eram as pessoas mais capazes e qualificadas da NASA na época para executar a missão, os melhores dentre os melhores. Ainda que um os tripulantes tenha sido substituído dois dias antes da decolagem, todos os três demonstraram excelência e perícia para transpor os sucessivos obstáculos que apareceram na missão.

Noreferido filme, identifica-se, a Teoria dos Traços, já que o líder da equipe (Astronautas) apresentava ambição e iniciativa, um desejo de conduzir o grupo, pois transmitia transparência, autoconfiança, grande inteligência, e conhecia profundamente o “negócio” já que tinha se preparado.

Após o lançamento, o Líder da Equipe da NASA, conduzia os demais componentes da Equipe para que a meta fosseatingida, desde o lançamento, até o instante em que teve que decidir abortar o pouso na Lua, quando solicitou o fechamento das “válvulas”, em troca da tentativa trazer os Astronautas a terra novamente.

Os astronautas e a equipe da missão em terra dão a continuidade de uma liderança sensata, calma e criativa durante uma crise extremamente tensa. Gene Kranz (Ed Harris), encarregado das operaçõesda missão na base de Houston, e Jim Lovell (Tom Hanks), comandante da missão lunar da Apollo 13 em 1970, agora confrontados com um problema inesperado e urgente, que apenas pode ser resolvido com trabalho de equipe, muito talento e sensatez, anseio de sucesso coletivo.

Percebe-se, que nas situações críticas, que o estilo de tomada de decisões era o consultivo, pois a cada decisão a ser tomada, oLíder da equipe da NASA, estudava com seus liderados, porém cabendo a ele (o líder) a decisão final.

É possível afirmar também, que se tratava de um Líder carismático, pois era seguro em relação a sua capacidade e conhecimento, possuía uma força motivadora, assumia riscos, para atingir os resultados esperados e necessários, possuía um comportamento informal e fazia uma leitura apurada doambiente, pois sabia que seus liderados, estavam sob pressão, e ainda assim os conduziu com o máximo de calma possível, um Líder nato; observa-se também que o Líder da Missão (interpretado pelo ator Ed Harris) possuía o chamado poder de competência, já que sua influência era baseada em suas habilidades na condução da missão, sua perícia em lidar com o negócio e seus conhecimentos, habilidades paratrabalhar sob total estres.

Vimos em Desenvolvimento Organizacional, que um dos componentes da motivação em “determinadas” organizações, é a persistência, e que de nada adiantaria se esforçar muito, manter o foco nos objetivos, se não houver persistência.

Os Líderes da Missão, possuiam muitas características, tais como Autoconsciência (compreendia suas emoções, e o como isto seria visto pelos...
tracking img