Desafio profissional apollo 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

O desafio Profissional baseia-se no estudo de um dos momentos mais bem sucedidos da NASA, o caso Apollo 13, onde será relacionado o sucesso no referido caso aos conteúdos aprendidos nas disciplinas de Liderança, Gerenciamento de Projetos e Economia e Mercado.

O relatório irá demonstrar como as lições do caso Apollo 13 poderiam ser incorporadas em sua organização, tais como osaspectos de liderança e como o gerenciamento do programa Apollo contribuiu para que o regresso da Apollo 13, em segurança, atendendo assim aos objetivos estratégicos do governo norte americano, além disso, o relatório abordará o momento econômico daquele período, no qual contribuiu para o encerramento antecipado de um programa tão bem sucedido.
A metodologia aplicada para a construção desterelatório foi a leitura dos textos supracitados no desafio alinhado ao filme Apollo 13 ao qual fopi assistido.


2 - NASA (AGÊNCIA ESPACIAL NORTE-AMERICANA)

Para falamos em missão Apollo temos primeiro que saber quem criou esta missão, o percussor de todo este projeto foi a NASA (Agência Espacial Norte-Americana), a agencia foi criada em 29 de junho de 1958, substituindo a NACA - ComitêConsultivo Nacional para a Aeronáutica.
A NASA tem sede em Washington, é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. A Agência Espacial foi a responsável pelo envio do homem à Lua, através do projeto Apollo e também por outros programas de pesquisa no espaço, ela desenvolvetambém outros programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajam até outros planetas.


3 - O PROGRAMA APOLLO

A espaçonave Apollo foi o terceiro plano de chegada dos Estados Unidos para a Lua, antes desse teve o projeto Mercury e Gemini, que não obteve sucesso em nenhuma tentativa. A principal característica do projeto Apollo surge depois da perda dos EUA para a URSS,durante a corrida espacial, quando os russos conseguiram lançar para o espaço o satélite Sputnik, deixando os Estados Unidos no misero segundo lugar. Desde então, vários projetos foram preparados, a fim de que, os EUA superasse a perda com sucesso, acima dos russos, e passasse a ser o primeiro da lista da corrida espacial. A Apollo era lançada por foguetes Saturno. Acomodava três astronautas, ecomposta por duas unidades, o Módulo de Comando (MC) que nessa missão foi chamado Odyssey, que durante a viagem era o lugar onde os astronautas mais ficavam. Comandada por um astronauta ao entrar na órbita lunar. E o Módulo Lunar (ML) que nessa missão foi chamada de Aquarius, que ao entrar na orbita os tripulantes separam o ML do MC por alguns instantes até o módulo afastar, decolar e finalmente voltarpara o modulo MC. Ao todo foram 17 missões, porém apenas 11 delas tripuladas.


4 - A MISSÃO APOLLO 13

A Apollo 13 foi lançada cerca de cinco meses após a Apollo 12 ter retornado da Lua. Durante os primeiros dois dias da missão a viagem estava tranqüila, desafiando os presságios dos supersticiosos com relação ao número 13. As nove horas da noite, hora de Houston, centro do controle damissão e da espaçonave, do dia 13 de abril, a tripulação tinha acabado de fazer uma rotineira transmissão de TV. O comandante James Lovell e o piloto do módulo lunar 'Aquarius' Fred Haise, completavam uma checagem do módulo e o piloto do módulo de comando Odissey 'Jack' Swigert estava se preparando para ver algumas estrelas através do sextante. Com 55 horas e 55 minutos de missão, todos os trêsastronautas ouviram e sentiram um grande barulho nas entranhas da nave. Durante os próximos minutos, a medida que eles e os controladores de terra faziam uma avaliação dos prováveis danos elétricos causados na espaçonave, ficou aparente que os tripulantes estavam em sérias dificuldades. Se eles quisessem sobreviver precisariam de força, oxigênio e água suficientes para uma viagem de quatro dias em...
tracking img