DESAFIO PROFISSIONAL 1 EOEB E ED

2246 palavras 9 páginas
CURSO DE GEOGRAFIA – LICENCIATURA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

VINICIUS NUNES VELLEDA – RA: 1711272834

DESAFIO PROFISSIONAL

PROFESSORA TUTORA EAD: MARIA CLÁUDIA TIVERON

CAMPO GRANDE – MS
16 DE ABRIL DE 2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a diversidade e o multiculturalismo da sociedade brasileira, considerando a pluralidade de gêneros, identidades, raças, religiões, classes sociais, manifestações culturais e costumes dentro da escola.
Será apresentado os principais aspectos abordados da LDBEN 9.394/96, PCN, DCN Lei 10639/2003 e RCNEI relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo, visando sua aplicação em um Projeto Pedagógico Curricular.
Será apresentada uma análise crítica baseada no vídeo comemorativo alusivo ao dia das mães da Escola Gappe, buscando observar a presença da diversidade e do multiculturalismo dentro da escola, bem como o novo formato de estrutura familiar da sociedade atual.
Ainda, através da visualização de desenhos, trabalharemos formas de conscientizar os pais e alunos quanto a limitações, diferenças e complexidade de cada indivíduo, voltado ao respeito, valorização, entendimento e aceitação da diversidade e multiculturalismo.

DESENVOLVIMENTO

PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN 9.394/96)
Da Educação: Art. 1º - § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
Dos Princípios e Fins da Educação Nacional: Art. 3º - I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; XII - consideração com a diversidade étnico-racial.

Relacionados