Desafio estado e poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Estado e Poder Local
Prof.Me. Wilson de Jesus Machado Miranda

Paraty/RJ
2011

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Estado e Poder Local
Prof.Me. Wilson de Jesus Machado Miranda

AtividadeAvaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Estado e Poder Local para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa. Sob a Orientação do Professor – Tutor Presencial – Marcelo Silva Pereira

Introdução
Nesse trabalho abordaremos as principaistransformações ocorridas no Federalismo Norte-Americano, Federalismo Europeu e o Federalismo Brasileiro. Tomaremos como base o programa do livro texto PLT – 2011, tele aulas ministradas e fontes de pesquisas encontradas.
Com o desenvolvimento dos países norte-americanos e europeus surgiram novas regras para resolver as questões políticas, sociais e econômicas. As guerras e revoluções trazem a necessidadedas nações se organizarem para solucionar questões conflitantes internas e externas onde surgem idealismos e opiniões acatados para o melhor desenvolvimento de um país e ou de algumas nações.
Linha do tempo dos Estados Unidos da América
1)-1492(descobrimento da America) 2)-1756-1763(guerra dos Sete anos)
3)-1775-1776(Guerra da Independência) 4)-(promulgação daConstituição dos EUA)
1492 – Descobrimento da America – desde o século XI os europeus disputavam a conquista do mundo através da expansão marítima-comercial. Nesse sentido, Portugal e Espanha objetivavam a conquistar as Índias em busca das valiosas especiarias. No século XV, os espanhóis conseguiram expulsar os mulçumanos que ocupavam a cidade de granada e somaram esforços para obter êxito nas navegações. Osreis financiavam os planos do genovês Cristóvão Colombo, que lhes apresentou um projeto de navegação que chegaria às índias dando a volta em torno do mundo, ou seja, partiria da Europa e seguiria na direção na direção oeste.
Com três embarcações (Santa Maria, Pinta e Niña) cedida pelos reis espanhóis, Colombo e sua tripulação partiram do Porto, em 3 de agosto de 1492. Em 12 de outubro,chegaram às terras que pensavam ser as Índias. Por isso, seus habitantes foram chamados de Índios. Estavam assim, descoberto um novo continente, a America.
1756-1763 – Guerra dos Sete Anos – a Inglaterra, ao contrario de Portugal e Espanha, escreveu um controle menos rígido sobre suas treze colônias da America do Norte (atual EUA). No século XVII, entretanto, por meio das Leis de Comercio e Navegação,o governo inglês tentou proibir o comercio marítimo das colônias em navios não autorizados pala metrópole. Mas os colonos se recusaram a cumprir as ordens britânicas.
A divergência entre os interesses da coroa britânica e dos colonos se repetiu na Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763).
O conflito teve origem na rivalidade comercial ente Franca e Inglaterra, que disputavam o domínio do comerciocolonial na America do Norte. A causa imediata da guerra foi à disputa pelo Vale do Rio Ohio, área importante para a navegação fluvial. O conflito logo se alastrou pela Europa, alinhando-se os países em torno das duas potencias rivais. A Espanha, a Rússia e a Áustria se colocaram ao lado da França; a Prússia alinhou-se a Inglaterra. Na América do Norte e na Índia, colonos ingleses e franceseslutavam pela hegemonia local.
Derrotada, a França perdeu as terras do atual Canadá, o Vale do Rio Ohio, a Índia, as Bahamas e o lado oriental da Luisiana. O triunfo da Inglaterra foi total. Mas, mesmo vitoriosos, os ingleses tiveram enormes gastos militares com a guerra e, para buscar compensação financeira, procuraram arrecadar mais tributos dos habitantes das treze colônias, acirrando o...
tracking img