Desafio do assistente soacila frente ao desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual o Desafio do Serviço Social na Contextualizaçao Frente ao Desemprego
Trabalho por Salete Dalpizzolvanz, estudante de Serviço Social @ , Em 22/11/2003
5
Tamanho da fonte: a- A+
Este artigotem por objetivo subsidiar os estudos sobre o desemprego no âmbito do Serviço Social, partindo de uma pesquisa bibliográfica prévia vindo a provocar e desencadear algumas reflexões sobre a temática, etrazendo benefícios ao nosso aprendizado, enquanto Pós Graduandos na Área de Administração de Recursos Humanos, já que nosso cotidiano profissional está inserido na satisfação das pessoas que conoscodesenvolvem suas tarefas diárias.
Deve-se levar em consideração a representação da subjetividade e da singularidade, pois fazem parte da vivência do ser humano como indivíduo biopsicossocial, acercadas metamorfoses impostas ao chamado mundo do trabalho, face ao atual padrão de acumulação em curso, conhecido por muitos, como acumulação flexível, bem como dos impactos principais deste sobre aclasse trabalhadora.
Destitui-se o trabalhador de seu trabalho, responsabilizando-o por sua empregabilidade, tornando muitas vezes polivalente, terceirizado e envolvido, no dizer de Motta (1989), pelacultura da crise, que esvazia o conteúdo político do padrão de acumulação em curso e relega ao lugar comum o sofrimento de milhares de trabalhadores, (nos anos 90, e provavelmente, o mesmo dar-se-á noséculo XXI), reservou para a classe trabalhadora um futuro sombrio. Sem o amparo legal e institucional do Estado, atualmente minimizado e reformado para melhor atender aos interesses do grande capital,parcela considerável dos trabalhadores, especialmente aqueles mais jovens, não reúnem sequer condições para ingresso no Mercado Trabalho, este povoado por empresas nas quais nunca se produziu tanto ecom tão pouca gente.
A estes trabalhadores resta muito pouco: o ingresso na incerteza da informalidade, dos contratos temporários e precários, da criminalidade, e até da mendicância. O desemprego...
tracking img