Liderancz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIDERANÇA E BOM-SENSO:
O SUCESSO DE UMA ADMINISTRAÇÃO
Prof. José da Consolação Oliveira *
O homem, animal dotado de qualidades biopsíquicas, ao retirar do mundo natural recursos para a sua comodidade, sem que o percebesse, deu início à construção de um mundo todo seu, ou seja, o mundo cultural. Neste mundo, para viver em harmonia, foram criadas normas de conduta e, para sua própriasobrevivência, teve o homem de aparar algumas arestas do comportamento, teve de eleger um líder, a principio, destemido e dotado de porte físico especial, que era o protótipo ideal para aquele momento e também indicativo de boa liderança. A experiência demonstrou, entretanto, que a aplicação das regras exigia mais do que a coragem, mais do que o porte físico destacado; exigia, também, que a essesqualificativos fosse acrescentada uma boa dose de bom-senso.
Que é bom-senso? Que é liderança? Diferentemente daquela época, hoje já temos condições de afirmar que, para tentar compreender o binômio liderançabom-senso é necessário uma incursão, ainda que perfunctória, nos meandros da caracterologia para que se possa entender que a palavra atividade não se refere ao comportamento de quem age muito, masà disposição de agir facilmente, com a flexibilidade que as regras permitem ao agente. Assim, de acordo com os princípios da caracterologia, quase todos aqueles que lideram podem ser classificados de acordo com a combinação tríplice EmotivoAtivoPrimário e o EmotivoAtivoSecundário, sabendo-se que o primário se submete ao que acontece, o secundário, ao que aconteceu. A atividade do primário ésempre descontínua; a do secundário é coerente. A personalidade do primário é mutável e múltipla; a do secundário é integrada. Um vive para a fantasia, o outro para um sistema. Combinando-se os dois tipos, pode-se identificar o perfil de certos líderes. Têm-se, portanto, líderes autoritários e democráticos. Os autoritários querem sempre ampliar os poderes de que dispõem e usam, quer claramente, querevasivamente. Tomam decisões sozinhos; seu clima favorito é a instabilidade, os momentos de crise; gabam-se de ver longe, de anteverem os acontecimentos catastróficos e gozam de uma sádica dose de satisfação quando as coisas não andam bem, pois se aprazem em atirar nas costas de outros os resultados de seus próprios fracassos. O democrático, embora não difira do autoritário pela extensão doexercício da sua liderança, caracteriza-se pela maneira de exercê-la, pois a base de seu poder não é o domínio nem a coação, mas é, sobretudo, a persuasão; não procura dominar vontades, mas congregá-las e dirigi-las para um fim comum que a todos beneficie; suscita iniciativas e respeita as opiniões, mas está sempre pronto e disposto a assumir a responsabilidade das decisões. Cerca-se de colaboradores, enão de transmissores; não domina, dirige.
Confrontando-se os dois tipos de liderança, pode-se afirmar que o perfil caracterizador de bom líder é aquele que permite a compatibilidade da aliança binária, comandobom-senso, refletor mestre de uma administração e do engrandecimento de uma empresa, cuja imagem enaltecida no cenário quer econômico quer educacional atrai para as suas dependências asimpatia de todas as classes. O estudo e a resolução de casos pelo chefe de um departamento, diretor ou secretário devem estar fundamentados na interpretação das normas da Instituição e na adequação delas ao evento concreto no mundo fenomenal, visando à solução do problema suscitado.
Exige-se perspicácia, inteligência e bom-senso daquele que tem a responsabilidade de, nos momentos de decisãosolitária, interferir com justiça, eqüidade e bom-senso para apresentar ao seu público alvo, sem exageros ou vaidade pessoal, a satisfação do pretendido e transmitir sempre a idéia de que o pessoal envolvido na atividade administrativa sob o seu comando está em perfeita sintonia com todo o sistema.
Estar sintonizado significa interessar-se pelos acontecimentos administrativos rotineiros, estar...
tracking img