Desafio de economia 2° periodo adm uniderp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de Aprendizagem
Economia

Desafio
A equipe deverá relatar casos reais que ilustram as teorias abordadas em aula. Este desafio é importante para que você verifique a importância e a aplicabilidade das teorias econômicas estudadas na gestão de negócios.
Etapa n.o 1
Aula-tema: Fundamentos econômicos
Essa atividade é importante para que você possaverificar a aplicabilidade dos fundamentos econômicos estudados em aula.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos a seguir.
PASSO 01 –
Escolha a sua equipe de trabalho, que deverá ter no mínimo 05 e no máximo 10 componentes.
Entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos

Passo 02 - 01 - Desenvolva e relate 02 exemplos (casos reais) sobre o conceitode Custo de Oportunidade. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito de Custo e Oportunidade e pesquisar na internet notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.
Resposta: Ex 01

Imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente estaprodução. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir02 cadeiras para alimentar a demanda de 02mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 02 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

Resposta: Ex 02
Se uma cidade decide construir umhospital num terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se (por exemplo) a possibilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante. As punições previstas paraas autoridades que desrespeitem a Lei auto-relativa, no que se refere a aplicabilidade do custo de oportunidade, varia de país para país.

Passo03 - 02 - Desenvolva e relate 01 exemplo (caso real) de Curva de Possibilidade de Produção. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obter informações no PLT sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notícias relacionadas aos conceitos. A seguir,discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.
Resposta:
: Devido a limitação de recursos, a produção total, de um país, por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva. Quando o ponto está dentro da curva a economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção sub-utilizados). Quandoo ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização de mais recursos do que os disponíveis. Esse ponto somente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção representando o desenvolvimento de uma sociedade.

Passo04 - 03 - Desenvolva e relate 01 exemplo (caso real) sobre 01 produto elástico. Para o desenvolvimento, o grupo deverá obterinformações no PLT sobre o conceito e pesquisar na internet sobre notícias relacionadas aos conceitos. A seguir, discutir os resultados em grupo e elaborar o estudo solicitado.
Resposta:
Se o bem for elástico, os consumidores diminuirão o seu consumo consideravelmente: ex. suponha que o preço da manteiga tenha seu preço elevado em 10% e a demanda diminua em 30%. Neste caso, pode-se dizer queo bem: manteiga é elástico (ou sensível) às variações de preços. Quanto maior o nível de preços, menor será o seu consumo. E, quanto menor o preço, o consumo tende a se elevar.
(são bens elásticos: Gêneros supérfluos: a diminuição no preço de jóias, roupas de marca, etc. tendem a aumentar o seu consumo. Bens com substitutos próximos: a manteiga pode ser substituída pela margarina. Bens como...
tracking img