Desafio de aprendizagem - economia - anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp
Administração N-20 1º Semestre
Polo Porto Alegre - Centro
Professor: Katyuscia Campos
Tutor: Tatiana Costa

Desafio de Aprendizagem - Economia

Agadegiz Blaut Junior - RA 265279
Fabricio Freitas – RA 267073
Luiz Fernando Kuhn – RA 266899
Priscila Santos Silva – RA 266814
Renata Azevedo – RA 263235

Porto Alegre, 16 de outubro de 2010.
IntroduçãoO Custo de Oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuarmos a nossa escolha. A Curva de possibilidade de produção: ilustra como a escassez de fatores de produção impõe um limite à capacidadeprodutiva da sociedade, que terá de fazer escolhas entre as alternativas de produção.
Os bens podem ser classificados em elásticos ou inelásticos, conforme a variação na quantidade procurada a ser mais ou menos sensível a variações nos seus preços. Quando um produto é inelástico, como é o caso de um medicamento, a variação na quantidade procurada é muito pequena em relação a aumentos depreços devido à necessidade e dificuldade de sua substituição e o consumidor, em conseqüência, tem pouca ou nenhuma condição de reagir, resignando-se a aumentar a despesa com esse produto.
Concorrência monopolística, haja vista que a Toyota lidera as vendas, pois apesar de existirem várias empresas, destacando-se por apresentar um produto diferenciado, obteve números elevados nas vendas. Damesma maneira que a concorrência perfeita, não existem barreiras legais que impeçam a livre entrada e saída de firmas de mercado.
A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. No primeiro exemplo real se discute a maximizaçãodos lucros, através da criação de empresas sociais. Onde o lucro é reinvestido de forma a aumentar seu alcance e a melhorar a qualidade do produto ou serviço oferecido. Os investidores do setor social podem obter de volta a quantia investida, mas não devem tirar dividendos. A empresa social é uma organização sem perdas e sem dividendos. E no segundo exemplo real, graças a uma gestão mais eficientedas despesas e custos operacionais, a empresa Mosaic, obteve êxito na maximização de lucros.
A oferta é a quantidade de produtos oferecidos aos consumidores, e a demanda, é a procura do consumidor para adquirir esses bens. Deve-se entender que a oferta e a demanda, não são influenciadas apenas pelo preço, mas também por hábitos e preferências dos consumidores, concorrência e até mesmo porprodutos complementares ou substitutos.
Pesquisa sobre Política Monetária e Política fiscal. Primeiramente esses conceitos estudam a manipulação de tributos e a atuação das autoridades através de instrumentos diretos ou induzidos com o propósito de controlar a liquidez global. Aborda-se exemplos da atitude do governo, referente a aplicação do benefício fiscal em empresas e sobre a elevaçãoda taxa de juros SELIC.

1 FUNDAMENTOS ECONOMICOS

Exemplos de Custo de Oportunidade:
1.1 Exemplo Família Silva.
A família Silva está crescendo e então venderam o apartamento que estava quitado por 120mil para comprar uma casa que ainda está em construção (o que deve levar pelo menos mais uns 2 meses ainda). O valor final da casa está estimado em 180mil dos quais uns 40mil serãofinanciados junto à construtora, e os outros 20mil, foram da poupança. A oportunidade foi visível ao primeiro olhar, porque em um apartamento eles não conseguiriam colocar mais uma dependência, já em uma casa fica mais fácil, e também como já tinham uma reserva e uma boa proposta de financiamento pela construtora.
1.2 Exemplo Programas do Governo.
Os programas do governo de distribuição em especial os...
tracking img