Desafio de antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uni-ANHANGUERA Centro Universitário de Jaraguá do sul SC Curso de Serviço Social

Desafio de Aprendizado de Antropologia

Acadêmicos: Eide Cristina Rohde
Francine Custodio Paes
Lilian do Rocio Lissa Zwolinski
JARAGUÁ DO SUL, JUNHO DE 2011

Desafio de Aprendizado de Antropologia

Professor EAD: Ma. Mariciane MoresNunes
Professor Tutor Presencial: Carla Suzana Möglich
Pólo: FATEJ
Cidade: Jaraguá do sul
Semestre: 3° fase
Curso: Serviço Social

INDICE

1.0 INTRODUÇÃO
2.0 RESENHA
2.1 O MENINO DE PIJAMA LISTRADA
3.0 CONCLUSÃO

A infância é medida por sons, aromas e visões antes de surgir a hora sombria da razão.

Introdução
Antropologia Social é a disciplina que estuda as relações sociais e ossistemas sociais que são próprios das diversas sociedades humanas, tem por objetivo principal saber por que e como os homens se comportam de modo diferente segundo as sociedades em que vivem. Daí o interesse em conhecer as diversas formas de comportamento, individuais ou de grupo.
Com base na definição de Antropologia Social, dentre filmes sugeridos, escolhemos o filme “O Menino de PijamaListrado” para analisar aspectos antropológicos, tais como, o ciclo da reciprocidade, crenças, mitos, ritos, sociedade urbana e rural, grupos étnicos, incesto. Contamos com este trabalho, encontrar elementos a que se referem á áreas da antropologia, para que possamos compreender melhor o comportamento dos indivíduos, sejam comportamentos individuais ou de grupo.

O Menino do pijama listrado

Ahistória se passa durante a segunda gerra mundial, na época do nazismo, o filme conta como viviam os Judeus, em campos de concentração, sendo submetidos o trabalhos forçados, eram espancados, humilhados, e até mesmo quando não serviam mais para o trabalho ou quando faziam algo que os alemães julgavam inadequado, eram queimados, apenas pelo motivo de serem diferentes, de outra etnia.
No inicio do filmepodemos ver que com todos os problemas da época as crianças ainda brincavam com inocência, imitando aviões, enquanto isso uma família se prepara para se mudar para uma região campestre, onde o pai (Ralff) ganha uma promoção, ele é promovido de soldado para comandante. Ralff resolve dar uma festa de despedida para a família e amigos, todos ficam contente com a promoção de Ralff menos o menino(Bruno) e a avó de Bruno. No dia seguinte Bruno se despede dos amigos, ele e a família partem para a casa nova, chegando lá Bruno não gosta da casa nem do lugar, mesmo decepcionado vai escolher um quarto, olha para cima da parede e vê uma pequena janela, onde consegue ver um campo com pessoas diferentes do que ele julga normal.
Bruno comenta com a mãe que gostaria de brincar com as crianças que viupela janela, a mãe vai até a janela para ver quem eram, então Ralff chama o filho para conversar, quando Bruno pergunta sobre as pessoas que viu pela janela, e pergunta por que essas pessoas usavam pijamas, é quando o pai fala que aquelas pessoas não são consideradas como gente, Bruno fica confuso.
Dias depois e Bruno ainda não havia se acostumado com o novo ambiente, é quando decide fazer umbalanço, pede um pneu para um soldado, o soldado grita com um judeu que serve como escravo na casa, ordena ao judeu que busque o pneu para o menino, depois de pronto o balanço, Bruno cai, e é socorrido pelo judeu, enquanto se recuperava do machucado, o menino meio com medo, inicia uma conversa com o judeu e descobre seu nome (Pavel), a mãe chega e se assusta com o filho machucado perto do judeu, então ofilho conta que caiu do balanço e Pavel o ajudou, a mãe toda sem graça e se sentindo culpada agradece a Pavel.
Algum tempo depois chega na casa um tutor, que virá duas vezes por semana para ensinar a disciplina historia para Bruno e a irmã, o tutor diz a Bruno que não poderá mais ler aventuras e que deve começar a se situar no que está acontecendo em seu país. Depois da aula o menino foge de...
tracking img