Dermatopolimiosite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A Artrite Reumatóide (AR) ou Doença Reumatóide (Dre) é uma enfermidade inflamatória crônica que afeta 0,5 a 1% da população mundial, acometendo todas as raças e sendo mais freqüenteem mulheres (LOPES, 2006).
Pode iniciar em qualquer idade, sendo mais comum na faixa etária de 30 a 50 anos, sua etiologia, até o momento, possui uma conotação multifatorial, que relaciona fatoresambientais, comportamentais, genéticos (HLA-DR4 e talvez DR1 em algumas populações), desequilíbrio imunológico e alterações neuroendócrinas (MOREIRA e CARVALHO, 1996).
A AR é um distúrbio inflamatóriosistêmico que pode afetar diversos tecidos e órgãos: pele, vasos sangüíneos, coração, pulmões e músculos, mas ataca principalmente as articulações, produzindo uma sinovite inflamatória não supurativaque geralmente progride para a destruição da cartilagem articular e anquilose das articulações (COTRAN e ; COLLINS, 2005).
A evolução clínica pode variar de doença oligoarticular moderada com duraçãocurta e lesão articular mínima até poliartrite progressiva irreversível com perda funcional acentuada (TAKAHASHI, 2008).
As articulações mais frequentemente envolvidas no início da enfermidade sãoos punhos, metacarpofalangeanas, interfalangeanas proximais das mãos, metatarsofalangeanas, ombros e joelhos, com características de forte dor pela manhã e à noite, com rigidez articular com duraçãoigual ou maior há 60 minutos pela manhã e após períodos prolongados de imobilização (MOREIRA, 2006).
As manifestações sistêmicas da AR podem ser consideradas como provenientes da liberação desubstâncias inflamatórias da sinóvia, como a IL-1, TNF e IL6, além disso complexos imunes produzidos dentro da sinóvia entram na circulação e podem causar a vasculite sistêmica (TAKAHASHI,, 2008).
Oacometimento cutâneo é muito variável, abrangendo desde infartos periungueais até gangrena das extremidades, incluindo úlceras de membros inferiores e rashes cutâneos1. A Vasculite Reumatóide pode afetar...
tracking img