Depressao no idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Depressão no idoso

No idoso, a depressão tem sido caracterizada como uma síndrome que envolve inúmeros aspectos clínicos, etiopatogênicos e de tratamento. Quando de início tardio, freqüentemente associa-se a doenças clínicas gerais e a anormalidades estruturais e funcionais do
cérebro. Se não tratada, a depressão aumenta o risco de morbidade clínica e de mortalidade, principalmente em idososhospitalizados com enfermidades gerais.
As causas de depressão no idoso configuram-se dentro de um conjunto amplo de componentes onde atuam fatores genéticos, eventos vitais, como luto e abandono, e doenças incapacitantes, entre outros. Cabe ressaltar que a depressão no idoso freqüentemente surge
em um contexto de perda da qualidade de vida associada ao isolamento social e ao surgimento dedoenças clínicas graves.
Enfermidades crônicas e incapacitantes constituem fatores de risco para depressão. Sentimentos de frustração perante os anseios de vida não realizados e a própria história do sujeito marcada por perdas progressivas – do companheiro, dos laços afetivos e da capacidade de trabalho – bem como o abandono, o isolamento social, a incapacidade de reengajamento na atividade produtiva,a ausência de retorno social do investimento escolar, a aposentadoria que mina os recursos mínimos de sobrevivência, são fatores que comprometem a qualidade de vida e predispõem o idoso ao desenvolvimento de depressão.

DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma doença caracterizada por desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo que não é totalmente reversível. A limitaçãodo fluxo aéreo está associada à inalação de gases e partículas nocivas.
É uma doença crônica dos pulmões que diminui a capacidade para a respiração.
A maioria das pessoas com esta doença, apresentam tanto as características da bronquite crônica quanto as do enfisema pulmonar. Nestes casos, chamamos a doença de DPOC.
Quando usamos o termo DPOC de forma genérica, estamos nos referindo a todas asdoenças pulmonares obstrutivas crônicas mais comuns: bronquite crônica, enfisema pulmonar, asma brônquica e bronquiectasias. No entanto, na maioria das vezes, ao falarmos em DPOC propriamente dito, nos referimos à bronquite crônica e ao enfisema pulmonar.

O enfisema pulmonar está presente quando muitos alvéolos nos pulmões estão destruídos e os restantes ficam com o seu funcionamento alterado.Os pulmões são compostos por incontáveis alvéolos, que são diminutos sacos de ar, onde entra o oxigênio e sai o gás carbônico.
Na DPOC há uma obstrução ao fluxo de ar, que ocorre na maioria dos casos, devido ao tabagismo de longa data. Esta limitação no fluxo de ar não é completamente reversível e, geralmente, vai progredindo com o passar dos anos.
ABC DA SAÚDE. Doença Pulmonar ObstrutivaCrônica. Disponível em:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?157 Acesso em 20 de outubro de 2010.
ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA E CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Projeto Diretrizes – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Disponível em:http://www.connectmed.com.br/amb/novo/projeto_diretrizes/DPOC.pdf Acesso em 20 de outubro de 2010.

O paciente possui em seu histórico várias patologias, dentre elas oataque isquêmico transitório. Trata-se de um defeito neurológico causado por uma diminuição do suprimento sanguíneo em uma área do cérebro, como também pode ser causado por um espasmo vascular ou ainda por falta de oxigenação em algum local do cérebro. É uma condição em que antecede o derrame constituindo uma situação de grande importância. O ataque pode ter duração de até 24 horas, sendo que o ataquetípico não tem duração maior que 30 minutos.
Os sinais e sintomas dependem muito da área afetada, sendo que podem ocorrer casos em que não são encontrados sintomatologias. Dentre os sinais e sintomas que geralmente aparecem são: contração muscular, dificuldade para se movimentar, incontinência urinária, tonturas, náuseas, vômitos, dislexia temporária, dificuldade para leitura.
Como essa...
tracking img