Depois

1207 palavras 5 páginas
A estratégia é um conjunto das acções e decisões na empresa que de uma forma consistente visam criar aos clientes mais valor do que o oferecido pelos clientes. Origem da estratégia reside no pensamento criativo de todos os elementos da organização. A estratégia começa por ser uma visão que através da onde é utilizada a criatividade para dar frutos. O planeamento estratégico serve para apoiar o pensamento estratégico.

É importante para a dinamização da mudança (nova estratégia) factores como atitude o comportamento e os resultados. A mudança deve ser dinamizada pelos colaboradores. Para o pensamento estratégico é fundamental seguir a realidade e não os prossupostos de um plano.
A abordagem emergente é a mais importante da estratégia de uma empresa uma vez que nesta o objectivo final é pouco claro e os diversos elementos são desenvolvidos à medida que a estratégia vai sendo implementada. A estratégia deve ser planeada e emergente e devem fazer parte a flexibilidade e o dinamismo.
A sobrevivência de qualquer empresa depende da sua capacidade de interacção com o meio envolvente. Macro, PEST/PESTEL (economia; sociocultural; político-legal; tecnológico) deve-se olhar para o macro ambiente constantemente deve ser uma prática constante da empresa no sentido de identificar o impacto esperado das tendências no desempenho da empresa. As emprese devem7 podem influenciar as tendências do macro ambiente (ex: AutoEuropa)
Micro ambiente – os elementos desta análise (concorrentes; clientes; fornecedores) interagem com a indústria e com a empresa diariamente. Os clientes são a base estratégica de uma organização. De forma a definir a estratégia a implementar deve-se primeiramenre fazer-se a segmentação dos clientes (quem; o quê; para quem; quando; onde; porquê; como). Os concorrentes sãoa queles que tentam vender os mesmos produtos/serviços aos mesmos clientes potenciais. É por isso importante identificar as suas capacidades e as suas estratégias. É bastante importante

Relacionados