Dependente quimico e a assistencia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPENDENTE QUÍMICO E A ASSISTÊNCIA SOCIAL

RESUMO

Antes de falar sobre SUAS Sistema Único de Assistência Social, LOAS Lei Orgânica de Assistência Social, Política Nacional de Assistência Social, das Normas Operacionais Básicas do Sistema Único da Assistência Social - NOB/SUAS, sabemos da necessidade de citar em nosso artigo, os caminhos que levam adolecente, jovens e adultos a origem dadependência química. Tem se falado muito sobre as atitudes dos adolescentes em relação ás drogas. O uso de álcool, cigarro, maconha, crack e outras substâncias vem crescendo entre crianças e adolescentes, quando o individuo tem o primeiro contato por curiosidade, através de amigos, para fugir de problemas familiares, enfrentar difíceis situações, estimulantes e o fácil acesso às drogas socialmenteaceitas. Com o avanço dos meios de comunicação, onde tudo se tem acesso rápido, as drogas ficam com mais força, não possuem fronteiras e pega quaisquer jovem, capaz de tudo para alimentar seu vicio, deixar a escola, colocar a sua vida e a de seus parentes e amigos em risco. Através de pesquisa bibliográfica, com citações de autores, vamos entender e perceber que a escola, a família e sociedade nãoestão preparadas para enfrentar essa triste realidade.
PALAVRAS-CHAVE: Dependente químico, assistência social, adolescente, drogas, escola, políticas públicas.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a adolescência é um período de muitas mudanças, sejam físicas, hormonais, emocionais ou sociais que afetam diretamente a vida dos indivíduos, porém, em meio a tantas alterações, infelizmente, alguns jovens acabampor se perder em suas ideologias. Mediante a realidade atual relacionada entre adolescência e drogas, e suas conseqüências, este trabalho aborda um tema que está presente hoje nas escolas, prejudicando o ensino e desenvolvimento dos educandos e educadores.
Um conjunto de fatores acaba por acarretar que os adolescentes embarquem no mundo das drogas, podemos destacar: a rebeldia, problemas na afamília, a necessidade de interagir e ser popular entre os colegas, e a facilidade de se comprar e ter o primeiro contato com a substância através de traficantes e pessoas que se dizem amigos, muitas vezes a primeira vez é gratuita, o que a torna mais acessível. Se por um lado o mercado das drogas está em largo crescimento, por outro é cada vez menor a faixa etária de idade dos adolescentes que usamdrogas. Para entendermos melhor o porque cada vez mais jovens estão envolvidos com drogas, antes precisamos saber e falar sobre as modificações que ocorrem numa fase da vida pela qual todos passam: a adolescência.
Os possíveis resultados mostram um assunto que ao longo das gerações vem sendo discutido e ampliado, no trabalho, na família, na mídia, e nas escolas. Contudo, alguns adolescentespreferem utilizar de drogas licitas e ilícitas para que os ajude a passar por esta turbulenta fase, isso que estaremos abordando através deste Artigo, com objetivos de relacionar o que ocorre no conjunto, drogas, adolescência, ambiente escolar e o tratamento de dependenes químicos através de assistência sociais e em quais contextos ocorre e quais as conseqüências, tanto para o próprio ser, quanto parasociedade.


1- ADOLESCÊNCIA

A adolescência é um período de muitas mudanças que ocorrem na vida do ser humano, que tem por objetivo transformar a criança em um jovem, podendo ser físicas, psicológicas ou sociais, trazendo um conjunto de reações que pedem transformar tranqüilidade em fúria. O adolescente esquece até mesmo da educação que recebe em casa e na escola.

Oscostumes dos nossos filhos não dependem só do que eles aprendem dentro de casa. A educação familiar escapou ao controle porque, desde pequena, a criança já recebe influencias da escola, dos amigos, da televisão e da internet. Desse modo, entra em contato com modelos diferentes de funcionamento muito mais cedo.

Entrar no mundo dos adultos significa a perda definitiva da condição de...
tracking img