Dependencia de alcool, cocaina, crakce disturbios psiquiátricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

















































































SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

A dependência do álcool, drogas e principalmente do crack é o mal do século que temdestruído indivíduos, desestruturado as famílias e consequentemente a nossa sociedade.
Este trabalho é para nossa própria conscientização da gravidade deste assunto e para que, como futuros agentes do Serviço Social, possamos desde já, estarmos nos preparando para este grande desafio que é ajudar as pessoas envolvidas (doentes), suas famílias e por fim a sociedade.









DESENVOLVIMENTOEm 1808, chega ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, a família Real, vinda de Portugal, que foi recebida com grande festa e honrarias.
Rio de Janeiro foi modificada para acomodar a família ilustre.
O Vice-rei do Brasil, D.Marcos de Noronha e Brito cedeu sua residência e outros prédios governamentais para a família real se instalar, e se não bastasseexigiu que os moradores das melhores casas (2000), seguissem seu exemplo.
Daí surge a pergunta : Para onde foi esta população? Onde se instalou? Podemos então imaginar que esta população teve que se acomodar nas periferias da cidade.
Em 1903/4, o Prefeito Pereira Passos, começa uma grande reforma urbana na cidade do Rio de Janeiro, visando o saneamento, o urbanismo eo embelezamento da cidade.
Para tal, desocupou e destruiu muitos prédios para abertura de Avenidas e alargamento de ruas.
A partir destas demolições, a população pobre do centro da cidade se viu obrigada a morar com outras famílias, a pagar altos aluguéis ou a mudar-se para os subúrbios. Uma outra parte da população atingida permanece na região e os morros situadosno centro da cidade surgindo assim as favelas.
Em São Paulo, capital, o surgimento das favelas se deu,devido ao grande fluxo de migrantes nordestinos e mineiros que vieram em busca de trabalho e melhoria de vida,
A partir da década de 1940, um enorme fluxo de migrantes nordestinos veio para São Paulo em busca de trabalho e de melhores condições de vida. Sem lugar para morar,ocuparam terrenos vazios e devolutos, encostas de morro e áreas protegidas - as de mananciais, por exemplo - sem qualquer infraestrutura. Surgiram, assim, as favelas da cidade, no abandono completo das políticas públicas.
Com esta explosão populacional começaram também os problemas sociais. Como por exemplo o uso e abuso do álcool, drogas e principalmente o crack.


A epidemia decrack assusta todos os brasileiros. A estimativa é que existam 3% de usuários,o que implicaria em cerca de 6 milhões de brasileiros.


O crack é produzido a partir da cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água, gerando um composto que pode ser inalado ou fumado. O nome vem do barulho que as pedras fazem ao serem queimadas durante o uso.
É uma droga que afeta,geralmente, pessoas de baixa renda porque o preço é inferior à maconha ou a cocaína. O usuário queima a pedra em cachimbos improvisados como latas de alumínio ou tubos de PVC e aspira a fumaça.
O início do consumo de substâncias pode ocorrer por diversos motivos como: hedonismo, curiosidade, alívio da dor e sofrimento que, provavelmente, persistirão após a dependência, como também, com oobjetivo de vivenciar novas experiências (Brajević-Gizdić, Mulić, Pletikosa&Kljajić, 2009). As experiências devido ao consumo da substância podem causar autodestruição, além de alterações comportamentais como: violência, indiferença, isolamento e desprezo. O uso crônico dessas substâncias pode causar dependência química, consequência da relação patológica entre um indivíduo e uma substância...
tracking img