Dependabilidade2

21083 palavras 85 páginas
Um roteiro para exploração dos conceitos básicos de tolerância a falhas
Taisy Silva Weber1
Instituto de Informática – UFRGS
Curso de Especialização em Redes e Sistemas Distribuídos taisy@inf.ufrgs.br Resumo
Em um ambiente distribuído suportado por infra-estrutura de rede de computadores, supõem-se que o sistema computacional opere apropriadamente, sem interrupção no seu serviço e sem perda de dados ou mensagens. No mundo ideal, sistemas computacionais são totalmente confiáveis e cem por cento disponíveis. No mundo real, confiabilidade e disponibilidade absolutas estão muito longe de serem alcançadas. A confiabilidade e a disponibilidade de equipamentos e serviços de computação não são conceitos abstratos e absolutos, mas são atributos de um sistema que podem ser medidos quantitativamente.
Várias técnicas de projeto podem ser usadas para aumentar o valor dessas medidas, que podem chegar próximas a cem por cento. Mesmo assim, sistemas totalmente infalíveis são impossíveis, pois falhas são inevitáveis. Mas usuários e desenvolvedores não devem se conformar com equipamentos e serviços de baixa qualidade, desde que estejam dispostos a arcar com o custo do emprego de técnicas de tolerância a falhas.
Esse texto conduz o leitor a um visão geral da área de tolerância a falhas visando motivá-lo para aprofundamentos e pesquisas posteriores. São explorados tanto aspectos teóricos como exemplos práticos. O texto não visa substituir um bom livro texto. Na bibliografia recomendada no final do texto, referências a tais livros podem ser encontradas. Palavras-chave: tolerância a falhas, alta disponibilidade, confiabilidade, medidas, arquiteturas de alta disponibilidade, clusters, sistemas distribuídos, consenso, comunicação confiável, replicação, recuperação, injeção de falhas.

1

Professora orientadora do PPGC, UFRGS, coordenadora da especialização em Redes e Sistemas
Distribuídos, UFRGS, Coordenadora da comissão de Extensão, do Instituto de Informática, Diretora
Administrativa e

Relacionados

  • Sistemas Críticos
    2069 palavras | 9 páginas