Deontologia , palavras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autonomia : a palavra autonomia, derivada do grego autos (“próprio”) e nomos (“regra”, governo, ou “lei”), foi primeiramente empregada com referencia a autogestão ou ao autogoverno das cidades independentes gregas. A parti de então o termo autonomia estendeu-se aos indivíduos e adquiriu sentidos muitos diversos, tais como os autogoverno, direitos de liberdade ,privacidade, escolha individual,liberdade da vontade, ser o motor próprio comportamento e pertence a si mesmo. A autonomia portanto não e um conceito unívoco nem na língua comum nem na filosofia contemporânea.
A pessoa detentora de autonomia deve ter liberdade de pensamento, opções diversas para agir e alternativas que lhe convenham. Esses atributos têm, implícitos, uma estrutura social, política e cultural determinada ecomplexa.
Exemplo : Ser autônomo pode ser uma pessoa que executa sua atividade profissional sem necessidade de um supervisor esta orientando a todo minuto .

Beneficência : Na Linguagem comum, as palavras “Beneficência” significa atos de compaixão, bondade e caridade .Algumas vezes, o altruísmo, o amor e a humanidade são também considerados formas de beneficência.. Entende a ação que tenham opropósito de beneficiar outras pessoas ..A beneficência refere –se a uma ação realizada em beneficio de outros ; a benevolência refere-se ao traço de caráter ou á virtude ligada as disposição de agir em beneficio de outros : e o Principio de beneficência refere –se á obrigação moral de agir em benéfico de outros. Muitos atos de beneficência não são obrigatórios , mas um principio de beneficência, emnossa acepção , afirma a obrigação de ajudar outras pessoas promovendo seus interesses legítimos e importantes.
Exemplo : Seria agira em beneficência do paciente sem lhe causar danos apenas fazendo o bem para ele.

Confidencialidade : Confidencialidade é a propriedade da informação pela que não estará disponível ou divulgada a indivíduos, entidades ou processos sem autorização. Em outraspalavras, confidencialidade é a garantia do resguardo das informações dadas pessoalmente em confiança e proteção contra a sua revelação não autorizada.Confidencialidade foi definida pela Organização Internacional de Normalização (ISO) na norma ISO-17799 como "garantir que a informação seja acessível apenas àqueles autorizados a ter acesso" e é uma pedra angular da segurança da informação.
Exemplo :Saber ser sigiloso com os dados do paciente , sem divulgar qualquer informação é um exemplo de confidencialidade.

Duplo Efeito : Duplo Efeito é uma tese da filosofia moral, normalmente atribuída a São Tomás de Aquino. Ela visa explicar em que circunstâncias é permitido tomar uma ação tendo ao mesmo tempo conseqüências positivas e negativas (ou seja, um duplo efeito). Ela enuncia diversascondições necessárias para que uma ação possa ser moralmente justificada mesmo quando comporte um efeito ruim:
* A ação deve ser ela mesmo boa ou moralmente neutra;
* O efeito positivo deve resultar do ato e não do efeito negativo;
* O efeito negativo não deve ter sido diretamente desejado, mas deve ter sido previsto e tolerado;
* O efeito positivo deve ser mais forte que o negativo, ou ainda,ambos devem ser iguais.
Esta tese sustenta que existem situações onde é justificado produzir uma conseqüência ruim se ela é apenas um efeito colateral da ação e não intencionalmente buscado. Exemplo: Esta doutrina tem muitas aplicações, notadamente na teoria da guerra justa, bem como a temas e problemas éticos contemporâneos atuais, como a eutanásia, o aborto, manipulação de embriões como fontede células tronco e decisões bélicas e político-administrativas de Estado. Assim, por exemplo, pelo teoria, posso bombardear uma fábrica inimiga justificadamente, apesar de prever a morte de civis nas suas proximidades, pois não tenho a intenção de provocá-las – ao passo que o bombardeamento intencional de civis não seria permissível. O princípio tem suas raízes na filosofia moral tomista. A...
tracking img