Sistema respiratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia do Sistema Respiratório

Professor: Rodrigo Maciel Lima

1

Constituição do Sistema
Vias Respiratórias • Vias aéreas:
- Fossas nasais,faringe - Laringe e traquéia

• Pulmões:
- brônquios- bronquíolos - alvéolos

2

Porção condutora e porção respiratória

Brônquios Primários, Secundários, Terciários

Bronquíolos

Limpa – Umedece - Aquece

3

Cavidade Nasal

Tecido epitelial ....Tecido epitelial ....

4

ZONA DE CONDUÇÃO Cavidade Nasal

5

Glândula de Bowman: O muco presente recobrindo todo o epitélio é produzido pelas glândulas de Bowman e contém imunoglobulinas A e M,lisozima, lactoferrina e proteínas de ligação para agentes odoríferos.

Epitélio olfativo

Célula de Sustentação

Célula Olfatória

Célula Basal
6

Seios paranasais

7

Seios paranasais
Seios Paranasaissão espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio e face, que se comunicam com a cavidade nasal. Os humanos possuem vários seios localizados na face, divididos e subgrupos quesão nomeados pelos respectivos ossos que se encontram. Estes são:  Seio frontal: situa-se posteriormente aos arcos superciliares, entre as duas tábuas do osso frontal e que formam a parte dura datesta.  Seio maxilar: ocupa grande parte do osso maxilar e são os maiores seios aéreos nasais. Possui uma forma piramidal e sua base é formada pela parede lateral da cavidade nasal.  Seios etmoidais:formados por pequenas células situadas no corpo do osso etmóide.  Seios esfenoidais: situam-se no corpo do osso esfenóide ao centro do crânio.
8

Seios paranasais
Funções Biológicas:  Diminuir opeso da parte frontal do crânio, em especial os ossos da face. A forma do osso facial é importante, como um ponto de origem e de inserção para os músculos da expressão facial;  Aumentar a ressonância davoz;  Proteger as estruturas intra-orbitais e intracranianas na eventualidade de traumas, absorvendo parte do impacto;  Contribui para a secreção de mucos;  Umidifica e aquece o ar inalado; ...
tracking img