Densidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CÓDIGO

REV.

ET-DE-G00/017
EMISSÃO FOLHA

A 1 de 6

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA
TÍTULO

maio/2006

MURO DE ARRIMO EM SACOS DE SOLO - CIMENTO
ÓRGÃO

DIRETORIA DE ENGENHARIA
PALAVRAS-CHAVE

Contenção. Estabilização. Taludes. Terraplenos.
APROVAÇÃO PROCESSO

PR 010974/18/DE/2006
DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

OBSERVAÇÕES

REVISÃO

DATA

DISCRIMINAÇÃO

Permitida a reproduçãoparcial ou total, desde que citada a fonte – DER/SP – mantido o texto original e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CÓDIGO

REV.

ET-DE-G00/017
EMISSÃO FOLHA

A 2 de 6

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (CONTINUAÇÃO)

maio/2006

ÍNDICE 1 2 3 4 5 6 7 7.1 8 9 OBJETIVO.....................................................................................................................................3 DEFINIÇÃO ..................................................................................................................................3 MATERIAIS ..................................................................................................................................3 EQUIPAMENTOS.........................................................................................................................3 EXECUÇÃO ..................................................................................................................................3 CONTROLE...................................................................................................................................4 ACEITAÇÃO.................................................................................................................................4 Execução ....................................................................................................................................4 CONTROLE AMBIENTAL ..........................................................................................................5 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO EPAGAMENTO............................................................................5

Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte – DER/SP – mantido o texto original e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

CÓDIGO

REV.

ET-DE-G00/017
EMISSÃO FOLHA

A 3 de 6

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA (CONTINUAÇÃO)

maio/2006

1

OBJETIVO Definir os critérios que orientam a execução,aceitação e medição de muro de arrimo em sacos de solo-cimento, em obras rodoviárias sob a jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo – DER/SP.

2

DEFINIÇÃO Trata-se de obras de contenção e estabilização de taludes e terraplenos rodoviários, formados pela montagem de sacaria de solo-cimento. Tais estruturas funcionam como muros de gravidade, dadas às suas característicasgeométricas.

3

MATERIAIS A contratada deve prever a utilização dos seguintes materiais: cimento Portland comum; sacos de aniagem; solo local, preferencialmente arenoso; concreto magro com Fck≥ 10 MPa.

4

EQUIPAMENTOS Antes do início dos serviços todo equipamento deve ser examinado e aprovado pelo DER/SP. O equipamento básico para execução de muro de arrimo em sacos de solo-cimento compreende asseguintes unidades: a) placas vibratórias e sapos mecânicos; b) motoniveladoras e grades de disco; c) carros pipas; d) rolos compactadores, para aterros ou reaterros constituindo do maciço ou talude; e) caminhões basculantes; f) pás, picaretas e outros.

5

EXECUÇÃO A contratada deve proceder à locação da obra sob supervisão direta da fiscalização, conforme elementos previstos em projeto. Deveser utilizado, preferencialmente, solo arenoso local devidamente preparado no canteiro de obras, para a posterior e imediata mistura e homogeneização com cimento. A mistura deve ser efetuada em atendimento à proporção de 1:10 à 1:15 em volume, o que corresponde estimativamente a porcentagem em peso entre 4% e 6% de cimento.

Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte –...
tracking img