Densidade In Situ

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

No controle da compactação no campo, é regra geral tomar-se um ensaio de laboratório como referência e verificar o que é obtido no campo, com equipamento, comparando estes resultados com os delaboratório, dentro de certas especificações.
Controla-se a execução do serviço; controlando o equipamento, o numero de passadas no rolo, a espessura da camada, o teor de umidade e outras condições que sejulguem necessárias a uma boa execução do serviço.
Controla-se certos parâmetros do solo após compactado, como grau de compactação, índice de compacidade, percentagem de vazios, etc. o ideal noentanto, é que seja feita uma combinação dos dois tipos de controle citados.
As condições de rolamento de uma estrada, durante sua vida de serviço, guarda um estreita relação com a uniformidade decompactação.
Para o corpo dos aterros o grau mínimo de compactação é de 95% e para a camada final é de 100% em relação ao proctor normal, com uma tolerância de - 3% no teor de umidade, comparando com a umidadeótima, deverá ser feita uma determinação da massa específica de campo para cada 1000m3 de solo compactado. Já para a camada final do aterro para cada 200m3 de solo compactado será feita umadeterminação da massa específica de campo.
Para o reforço do subleito o grau mínimo de compactação é de 100% em relação ao proctor intermediário e a tolerância de variação da umidade é  2%, e deve ser feita umdeterminação da massa específica para cada 100m de extensão de camada compactada. Já para as camadas de sub-base e base o grau mínimo de compactação e de 100% da energia especificada e a variação deumidade é de  2%, sendo que a cada 50m de extensão é feita a determinação da massa específica de campo. Para a pavimentação de vias urbanas o grau mínimo de compactação é de 95% com uma tolerância navariação da umidade de  3% e a cada 100m de extensão de camada compactada é determinada a massa específica de campo.
2. OBJETIVO
Determinar a massa específica aparente seca de campo usando...
tracking img