Denise fleck

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Texto Denise Fleck
Aluna: Flávia Tavares           

O presente artigo tem como objetivo tratar dos dois motores do crescimento, modelo pensado por Chandler, em sua obra, The visible hand(1977), que são eles: motor de crescimento contínuo - crescimento este que leva a mais crescimento -; e o motor de co-evolução, que relaciona o crescimento da totalidade e de suas partes.
Denise Fleckdiscorda da afirmação de Starbuck (1971), onde este afirmava que uma teoria geral acerca do crescimento seria elaborada em tempo hábil, e que explicaria o processo de crescimento organizacional.Procurando superar as limitações de uma teoria geral, a autora utiliza uma ferramenta mais dinâmica que possa contribuir na compreensão do crescimento das firmas. Ela argumenta que um dos motivos depassados 30 anos a explicação para o crescimento corporativo continuar “frágil” e sem uma base teórica concreta na qual as firmas possam confiar plenamente, é decorrente da própria limitação das prediçõese das relações causais. Ou seja, considera ser difícil estabelecer relações de causa e efeito no intuito de antecipar potenciais eventos. Ela acredita que a teoria em organizações deveria buscarrelações distintas das causais já que essas nem sempre trazem resultados satisfatórios (previsões 100% coerentes). Desse modo, em concordância com a teoria de processo Mohr (1982, p. 9), onde a mesma aindaque limitada em sua capacidade de predição, abre espaço pra prescrição, e com Penrose (1980) acerca da necessidade de habilidades empreendedoras e gerencias para obtenção do crescimento na firma,Denise Fleck busca identificar cadeias de relações de necessidade em processos associados ao crescimento das firmas.  
A autora vê como grande contribuição às obras de Chandler no âmbito do crescimentocorporativo. Para ela a abordagem por ele dada proporciona uma visão geral dentro da qual outras abordagens podem se encaixar. Denise Fleck divide seu estudo em procedimentos analíticos da seguinte...
tracking img