Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Diurieny Ribeiro Itaparica
Kelly Moraes
Laila Garcia
Leydijane Lopes
Neuza Borges
Railan Gomes Figueiredo
Suzan Karoline Garcia

EPIDEMIOLOGIA DO DENGUE

Belém-PA
2010

Diurieny Ribeiro Itaparica
Kelly Moraes
Laila Garcia
Leydijane Lopes
Neuza Borges
Railan Gomes Figueiredo
Suzan Karoline Garcia

EPIDEMIOLOGIA DO DENGUE

Pré-projeto a ser entregue à disciplina Epidemiologiapara obtenção da nota da 2ª V.C. do Curso de Enfermagem da Escola Superior da Amazônia.
Orientadora: Prof. Orliuda.

Belém-PA
2010
RESUMO

Neste trabalho explorou os principais tópicos e curiosidades sobre uma doença aguda, febril e de etiologia viral chamada de dengue e suas formas de manifestações clinicas.

Palavras-Chave: Etiologia Viral. Dengue.

LISTA DE FIGURAS
Figura 1:Morfologia do mosquito 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
1.1 JUSTIFICATIVA 5
1.2 OBJETIVOS 5
1.2.1 Objetivo geral 5
1.2.2 Objetivos específicos 5
1.2.3 Citações Direta e Indireta.............................................................................................6
1.3 DELIMITAÇÕES DO TRABALHO 6
1.4 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 6
2 REVISÃO DA LITERATURA 6
2.1 DENGUE 6
2.1.1Morfologia 6
2.2.1 Transmissão 7
2.2.1.1 Ciclos biológicos e de transmissão 7
2.3 VIRULÊNCIA 8
2.4 PEÍODO DE INCUBAÇÃO 8
2.5 MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS 9
2.6 DIAGNÓSTICOS 9
2.6.1 Diagnóstico laboratorial 9
2.6.2 Diagnóstico epidemiológico 10
2.7 TRATAMENTO 10
3 METODOLOGIA 11REFERÊNCIA........................................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O dengue é uma virose causada pela picada do mosquito fêmea infectado pelo vírus, o qual necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos, possuindo manifestações clinicas de graus diferentes chegando ao último estagio que é o mais grave, pois nele ocorrem sangramentos excessivos, ou seja, a dengue hemorrágica.
Um hábito diário, principalmente agora,com a chegada do calor e da temporada de chuvas, quando o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, encontra condições mais favoráveis para se multiplicar. Não há lei  ou decreto que elimine focos do mosquito.
Segundo Bruce et al (2004), geralmente registram-se maiores taxas de infecção no sexo feminino, provavelmente pelo maior tempo de permanência das mulheres em casa, onde a transmissãoé mais frequente.
Vasos e pratos de plantas foram os recipientes que mais apresentaram resultados positivos para ovos e larvas do mosquito, seguido pelos materiais inservíveis, como latas, frascos, plásticos e entulhos e pelas caixas d’ água destampadas. Esse cenário, que torna a participação solidária de todos os cidadãos, é mais do que fundamental para o sucesso do combate à dengue.

1.1JUSTIFICATIVA
Este trabalho foi desenvolvido para mostrar a toda população sobre a importância de se combater o vírus do dengue o qual faz milhões de vítimas, todos os anos independente do sexo e idade.
1.2 OBJETIVOS
1.3.1 Objetivo geral
Informa sobre a história natural da dengue com relação às medidas de controle e tratamento.
1.3.2 Objetivos específicos
*Descrever sobre a dengue informando o modo de transmissão ciclos biológicos, manifestações clinicas, diagnósticos, tratamento e medidas de controle do vírus do dengue.
1.3.3 Citações
* Direta: A questão da dengue levou a que ficasse definida que “esforços preventivos para o controle do mosquito devem incluir governos e toda a sociedade.” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002, p. 13)
* Indireta:1.3 DELIMITAÇÕES DO TRABALHO
O trabalho se baseia em analise documental de artigos encontrado em correio eletrônico sobre o dengue.

1.4 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
O presente trabalho possui três capítulos, no primeiro capítulo estão contidas a introdução, justificativa, objetivos, objetivo geral, objetivos específicos, delimitação do trabalho e a organização do trabalho.
O segundo...
tracking img