Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dengue, se você agir, podemos evitar.

- Dengue.
- Transmissão.
- Sintomas.
- Tratamento.
-Medidas de prevenção.

-Dengue.
Dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírusda família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parciale temporária contra os outros três.
-Transmissão.
A transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus, pois o macho se alimenta apenas de seiva deplantas.A transmissão mecânica também é possível, quando o repasto é interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro susceptível próximo. Um único mosquito desses em toda a suavida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas.

-Sintomas.
Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre alta (normalmente entre 38° e 40 °C) de início abrupto, mal-estar, anorexia(pouco apetite), cefaleias, dores musculares e nos olhos. No caso da hemorrágica, após a febre baixar pode provocar gengivorragias e epistáxis (sangramento do nariz), hemorragias internas e coagulaçãointravascular disseminada, com danos e enfartes em vários órgãos, que são potencialmente mortais.
-Tratamento.
O paciente é aconselhado pelo médico a ficar em repouso e beber muitos líquidos (sucos,água e chás sem cafeína) evitando café, refrigerantes e leite(que irritam o estômago). É importante então evitar a automedicação, porque pode ser perigosa, já que a prescrição médica desaconselhausar remédios à base de ácido acetilsalicílico (AAS) ou outros antinflamatórios não-esteróides (AINEs) normalmente usados para febre, porque eles facilitam a hemorragia.
-Medidas de Prevensão.
1.Evitar água parada.
2. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
3. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios...
tracking img