Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO E CULTURA – IEC
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO SOBRE DENGUE


1 . Apresentação: Aluna Déborah Leite
· O que é Dengue?
· Como chegou ao Brasil?
· Mosquito da Dengue


2 . Apresentação: Aluna Maria Rafaela
· Tipos de Dengue
· Modo de Transmissão


3. Apresentação: Aluna Renata Dantas
· Sintomas da Dengue
· Diagnóstico da Dengue


4 . Apresentação: AlunaGisileide
· Tratamento da Dengue
· Prevenção da Dengue











Introdução

A dengue é uma doença infecciosa viral que afeta mais de 100 países no mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram mais de 50 milhões de indivíduos infectados por ano, com 500.000 casos de dengue hemorrágica e 20.000 mortos a cada ano. A doença vem se espalhando por vários países, e hágrande dificuldade para o seu controle, e se, o aquecimento Global for mesmo uma realidade como as evidências científicas mostram, o aumento da temperatura fará com que o mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti, se espalhe por novas regiões, levando a doença a novas áreas no planeta.
Há quatro tipos de vírus da dengue, numerados de DEN1 a DEN4. Eles pertencem à família Flaviridae, e sãovírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela, são transmitidas pelo mesmo mosquito. A dengue é transmitida pela picada da fêmea desse mosquito, que tem hábitos diurnos. A infecção por um dos tipos de virus dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três tipos devirus.
As primeiras referências à dengue no Brasil remontam ao período colonial. Em 1865 foi descrito o primeiro caso de dengue no Brasil, na cidade de Recife. Sete anos depois, em Salvador uma epidemia de dengue levou a 2.000 mortes. Em 1846, a dengue é considerada como epidêmica, atingindo vários Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. Até 1916, São Paulo foi atingido por várias epidemias dedengue.
O transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, tem origem africana, tendo sido reconhecido pela primeira vez no Egito - daí o seu nome. Ele chegou ao Brasil nos navios negreiros, reproduzindo-se nos depósitos de água dos barcos nas viagens da África para o Brasil.
No início do século 20, em 1903, Oswaldo Cruz, implantou um programa de combate ao mosquito que se prolongou por anos. Omedo, na época, eram as epidemias de febre amarela. O Aedes chegou a ser erradicado no Brasil na década de 50, mas retornou, e na década de 80 houve uma epidemia de dengue em Roraima. Até 1957 achava-se que a dengue era uma doença benigna, mas nesse ano, pela primeira vez ocorreu uma epidemia de dengue hemorrágica nas Filipinas. No continente americano, a primeira epidemia de dengue hemorrágicaaconteceu em Cuba, em 1981.
A dengue não é transmitida de uma pessoa a outra. Ela é transmitida para o homem pelo mosquito Aedes aegypti, que pode carregar o vírus por 10 a 14 dias depois que pica alguém com a doença. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos na água parada em vasos, garrafas e pneus, por exemplo, deixados no quintal das casas. Os ovosse transformam em larvas que podem viver na água durante uma semana.
Depois disso, se transformam em mosquitos adultos. Quem pica são as fêmeas do mosquito, que vivem em média 45 dias. A transmissão da doença é rara quando a temperatura cai abaixo de 16oC. A temperatura ideal para o mosquito é acima de 30oC, por isso a doença acontece com maior freqüência no verão. As fêmeas precisam colocarseus ovos em um local quente e úmido. Os ovos do mosquito são resistentes e podem sobreviver até um ano em condições adversas, como uma seca prolongada, grudados na parte externa de um recipiente, por exemplo. O transporte desses recipientes contaminados faz com que os ovos se espalhem por uma grande área.
Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. Depois de contaminado...
tracking img