Dengue e febre amarela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dengue e Febre amarela




Introdução





Dengue


Atualmente, a Dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem. Sendo responsável por cerca de 100 milhões casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos. A febre hemorrágica da dengue (FHD) e a síndrome de choque da dengue (SCD) atingem pelo menos 500 mil pessoas/ano, representando taxa demortalidade de até 10% para pacientes hospitalizados e 30% para pacientes não tratados. É atualmente considerado um dos principais problemas de saúde pública do mundo.
Em todo o mundo, existem 4 tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui 4 sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já foram encontrado os tipos 1, 2 e 3. A dengue do tipo 4 foi identificada apenas na CostaRica. Todos os sorotipos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto a dengue hemorrágica. Contudo, o DEN-3 parece ser o tipo mais virulento, isto é, o que causa formas mais graves da moléstia seguidas pelo DEN-2, DEN-4 e DEN-1.
A virulência é diretamente proporcional a intensidade com que o vírus se multiplica no corpo. O tipo 1 é o mais explosivo dos quatro, ou seja, causa grandesepidemias em curto prazo e alcança milhares de pessoas rapidamente.
A infecção por um dos quatros sorotipos do vírus da dengue dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária para os outros três tipos. Se a pessoa voltar a ter dengue, dessa vez por um dos três outros tipos de dengue, há uma probabilidade maior que a doença seja mais grave que a anterior, embora issonão seja obrigatório que aconteça.

• Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), causada pelo vírus flavírus e que tem como hospedeiro natural os primatas não – humanos (macacos) que habitam as florestas tropicais.
Os pesquisadores identificam dois tipos de febre amarela: Silvestre e urbana.
A silvestre éuma doença típica de macacos, que vivem nas florestas tropicais e equatoriais, e se apresentam de forma cíclica, ou seja, em períodos de tempo, com maior intensidade a cada cinco ou sete anos. Ela é transmitida para o homem e animais através da picada do mosquito Haemagogus ou Sabethes infectado.
No caso da febre amarela urbana, a transmissão é pela picada do Aedes aegypti (o mesmo dadengue). Os dois tipos de febre amarela apresentam os mesmos sintomas, a diferença entre eles é o modo de transmissão.
A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa. Para que a febre amarela seja transmitida para um ser humano, é preciso a picada de um mosquito infectado pela doença. Para que uma pessoa contamine o mosquito, é necessário que ela seja picada pelo Aedes aegypti cerca de 24 a 48horas antes do início dos sintomas e de três a cinco dias após o início da doença.

















Vetores e Transmissão


• Dengue

A dengue é transmitida através da picada de uma fêmea contaminada do Aedes aegypti/ albopictus (no Brasil só ocorre o primeiro), pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias emmédia) pode contaminar até 300 pessoas.
A dengue tem como hospedeiros vertebrados, o homem e outros primatas, mas somente o homem apresenta manifestação clínica da doença.
O ciclo de transmissão do vírus da dengue nos vetores começa quando o mosquito pica uma pessoa infectada. Dentro do Aedes aegypti, o vírus multiplica-se no intestino médio do inseto e, com o tempo, passa para outrosórgãos, chegando finalmente às glândulas salivares, de onde sairá para a corrente sanguínea de outra pessoa infectada. Este é o período de incubação e dura entre 8 a 12 dias.
Assim que penetra na corrente sanguínea do hospedeiro, o vírus passa a se multiplicar em órgãos específicos como o baço, o fígado e os tecidos linfáticos. Esse período é conhecido como incubação e dura de 4 a 7 dias....
tracking img