Demi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O fato é que, para alguns, as novas gerações não têm mais um inimigo claro a combater, como o regime autoritário foi para as gerações passadas. Isso, segundo o professor de Jornalismo e PolíticaBrasileira pela Universidade Mackenzie, Lucas Pires, gera um vácuo que será preenchido por uma indefinição que leva à passividade. Segundo o docente, essa atitude de indiferença é agravada porque osjovens são “moldados” pelo que ele chama de “ideologia da aceitação”.

“Quando vemos a mídia deslegitimando movimentos sociais ou os apontamentos negativos de se associar a certos movimentos de proteçãoao meio ambiente, sem contar a visão negativa de sindicatos e união de trabalhadores, temos uma sociedade que se forma pela visão do empregador”, explica. “A ideia de hoje é aceitar que a crisechegou, que temos que entender... Aceitamos a realidade de hoje pensando que poderia piorar e, nisso, deixamos de melhorar tudo”, diz.

Outra razão associada ao pouco engajamento dos jovens é a perda decredibilidade na política. De acordo com o professor, essa descrença gera uma indiferença que chega ao ponto de não haver esforço para lutar contra. “É aquela coisa de que não vai mudar de jeitonenhum, então não vou me mexer para dar murro em ponta de faca porque só vou sair perdendo”, analisa.

Tal atitude fica ainda mais clara quando se chega a época de eleições. Apesar de, no Brasil, ovoto ser obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para quem tem entre 16 e 18, muitos jovens não consideram o ato de eleger um representante uma prioridade. A estudante Barbara Hertel, 22, é umadelas. Moradora de Londrina (PR), ela só compareceu às urnas na última eleição para prefeito por que a viagem que planejou com seus amigos não deu certo. “Não acho que meu voto faça diferença nofinal, por isso não me importo de viajar ou fazer outra coisa mesmo que seja época de eleição”, explica.

Causas mil
Afirmar que tais jovens não se mexem por não haver causa pela qual lutar é, de...
tracking img