Demencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Os Sintomas Comportamentais e Psicológicos da Demência (SCPD) são caracterizados por um grupo de sintomas decorrentes de diversas etiologias. A presença desses sintomas no paciente com demência deteriora a qualidade de vida de todos os envolvidos, causa sobrecarga e é considerado um dos mais importantes fatores causadores de stress. O objetivo desse estudo foi discutir os SCPD através deuma revisão bibliográfica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de 2002 até 2007 através do Pubmed utilizando como palavras chave: Dementia, Psychological, Symptoms, Behavior. Evidencia-se que, embora os SCPD seja um tema bastante discutido na literatura, ainda é necessário que alguns aspectos tais como os mecanismos neurobiológicos e a relação entre os SCPC e os prejuízoscognitivos sejam melhor estabelecidos. Identifica-se que a compreensão desses aspectos poderia proporcionar uma estratégia terapêutica mais eficaz e um cuidado mais adequado do paciente com demência.

Palavras-Chave: demência, psicológico, sintomas, comportamento.


INTRODUÇÃO


Demência pode ser definida como uma síndrome caracterizada pelo declínio progressivo das funções cognitivas(comprometimento de memória, afasia, apraxia, agnosia, perturbação na capacidade de execução), comparado a um nível prévio de funcionamento e suficientemente severo a ponto de interferir as atividades sociais e profissionais por, pelo menos, seis meses. Além disso, há prejuízos de vocabulário, incapacidade de julgar as situações, dificuldade de realizar raciocínios abstratos, colocação de objetos emlugares inadequados, passividade e os Sintomas Comportamentais e Psicológicos da Demência (SCPD) [1].
O SCPD é um termo utilizado para descrever sintomas psicológicos, comportamentais e psiquiátricos que ocorre nas pessoas com demência decorrente de qualquer etiologia [2]. São compostos por uma série de fatores tais como: sintomas comportamentais (agitação, gritos, desinibição sexual,comportamentos inapropriados culturalmente) e sintomas psicológicos (ansiedade, depressão, alucinação e delírio). Os sintomas comportamentais podem ser identificados através de observação, já os psicológicos são melhor investigados através de entrevistas com o paciente e os cuidadores [3].
Conforme estudo realizado por Kheith & Cummings, (2005) [4], familiares e cuidadores identificam que os SCPD são umdos mais importantes fatores que emergem ou acentuam o stress de lidar com o paciente. Dessa maneira, a qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas (paciente, cuidadores e familiares) fica bastante comprometida.
Nessa revisão nós discutimos os prejuízos cognitivos, os mecanismos neurobiológicos, as intervenções, a qualidade de vida e as escalas de avaliação relacionadas aos SintomasComportamentais e Psicológicos da Demência.


MÉTODO


Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, de 2002 até 2007 através do Pubmed utilizando como palavras chave: Dementia, Psychological, Symptoms, Behavioral. Também foram pesquisados sites na Internet com os mesmos critérios. Os estudos revistos incluem casos clínicos, revisões, estudos observacionais e outras publicações. Limitou-se apesquisa aos estudos realizados com humanos. As referências geradas foram selecionadas, inicialmente, conforme o título e o resumo. Num segundo momento verificou-se a disponibilidade do artigo completo na Internet.


RESULTADOS


Com a utilização das palavras chaves: Dementia, Psychological, Symptoms, Behavioral, foram encontrados no Pubmed um total de 449 artigos, sendo 108 derevisão. Deste total, encontrou-se 60 artigos do período entre 2002 até 2007. A partir dessa pré-seleção, foram lidos os títulos e os resumos que se referiam: 1) aos prejuízos cognitivos relacionados aos SCDP, 2) aos mecanismos neurobiológicos dos SCPD, 3) as Escalas de Avaliação utilizadas para investigar os SCPD e 4) a qualidade de vida dos pacientes com demência e selecionados 10 dos quais estavam...
tracking img