Psicologia aplicada ao direito plano de aula 2,3,4,5

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

PLANO DE AULA 2,3,4,5

Antônio Silvestre de Oliveira Mendes

CONTINUAÇÃO... 2 AULA

Diferença entre doente mental e deficiente mental. Doente mental: É um quadro patológico que geralmente apresenta os seguintes sintomas, alucinações (normalmente visuais e auditivas), idéias delirantes, conversas desconexas e incoerentes, agitação etc... Deficiência mental:Se refere ao contesto da atividade intelectual, isto é, aos aspectos da aprendizagem.

Aula 3 e 4 Conceito de família: São duas ou mais pessoas que mantêm vínculos afetivos, seja pela consangüinidade, ou seja, pela convivência. Unilateral ou Tradicional: É aquela que é formada pelo homem e pela mulher através do casamento e conseqüentemente a vinda dos filhos. Mono parental: É a entidadefamiliar configurada por um único parente entre ascendentes e descendentes, seja por morte, desaparecimento, divorcio ou adoção. Reconstruída: É o tipo de família que é decorrente geralmente da entidade familiar mono parental, onde há um novo relacionamento que poderá se configurar em uma família tradicional ou em uma união estável. União estável É o tipo de família em que o homem e a mulher têm aintenção de morar juntos (formar família) e que mantém um vinculo duradouro, estável, continuado e publico.

Homoafetiva: é a entidade familiar formada por duas pessoas do mesmo sexo. Diferença: Gênero: É a construção cultural de papeis sociais de masculinidade e de feminilidade. E quanto que sexualidade diz respeito ao contesto biológico no que se refere ao sexo. Tipo de violência: Física: É o tipode violência que vai de encontro com a integridade física ou saúde de outrem. Moral: Se refere a calunia, difamação e injuria. Patrimonial: É a violência em que é caracterizada pela destruição, ocultação, do patrimônio, bens disponíveis do marido ou da esposa. Psicológico: É aquela que o Conge desenvolve o comportamento de acordo com alguns verbos típicos, como por exemplo: perseguir, difamar,contumaz, humilhar, ameaçar e constranger. Sexual: É qualquer ato libidinoso em que venha isso constituir por condutas constrangedoras, filmes, pornográficos, revista masculina ou feminina etc.

Aula 5 ORGANIZAÇÕES, INSTITUIÇÕES E GRUPO 1. DEINIÇÕES:  Grupo: São duas ou mais pessoas que tem um objetivo comum.  Instituições: São normas ou regras que são elaboradas pelo grupo e que tem valor deverdade.  Organizações: É a estrutura física que se utiliza para o

cumprimento das regras ou normas institucionalizadas pelo grupo.

LIDERANÇA  Autocrática / Autoritária: Na liderança autoritária, buscasse o resultado eminente. O líder neste tipo de liderança determina, impera, da ordem, normalmente chega com as decisões já tomadas, etc.  Democrática: É o tipo de liderança em que o líderprocura alcançar um resultado a médio e longo prazo, de modo que, o líder busca a participação do grupo nas tomadas de decisões.  Laissez-faire: Esta liderança é utilizada quando o grupo é autogerenciavel. Neste sentido, intervém muito pouco no grupo.

EXERCICIO AULAS 1 E 2
Aplicação Prática Teórica

A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi etransdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida, revelando seu potencial de olhar para a complexidade de seu objeto. Tal situação tem o potencial de propiciar a construção de novas formas e práticas de se pensar o saber psicológico. Todavia, convida à realização de atividades cada vez mais em sintonia com outros saberes. Assim, uma dupla tarefa impõe-se: dialogar, ultrapassando fronteirasantes demarcadas, e sustentar um discurso construtor de uma identidade específica do saber psicológico. Considerando-se o texto, assinale a afirmação CORRETA.

(a) A identidade emergente da psicologia contemporânea supera as suas dicotomias epistemológicas, ao dialogar com outros saberes, referendando-se neles, pois esses saberes possuem uma maior segurança metodológica;

(b) A psicologia...
tracking img