Demanda criada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL









BRUNO HENRIQUE DO NASCIMENTO






MELHORIA NA COMUNICAÇÃO ENTRE VENDAS E PPCP

1


2


3


4


5





6







































7


8 Botucatu-SPDezembro – 2012
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BOTUCATU
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL






2 BRUNO HERIQUE DO NASCIMENTO







MELHORIA NA COMUNICAÇÃO ENTRE VENDAS E PPCP

Orientador: Prof. Titulação e Nome do Orientador
(Exemplo Prof./Prof.ª Esp. ou Ms. ou Dr./Drª)Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à FATEC - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, para obtenção do título de Tecnólogo no Curso Superior de Produção Industrial.




















Botucatu-SP

1 Dezembro – 2012





RESUMO
Palavras-Chaves: Mercado. Nivelamento de vendas. PPCP.



















1. Introdução


Osmercados se comportam de maneiras erráticas e imprevisíveis, gerando sempre uma variação nos volumes e no mix de produção. As causas estão ligadas a fatores como as alterações nos ciclos de crescimento econômico, ciclos de vida dos produtos, sazonalidades etc. Entretanto, há uma variação das vendas cujo nível oscila dramaticamente ao longo das semanas do mês, chegando em alguns casos a concentraraté 70% das vendas na última semana do mês. Isto traz uma sobrecarga ao PPCP, pois o mesmo tem um volume muito grande para produzir em um curto espaço de tempo. O presente estudo apresenta o método de nivelamento das vendas para reduzir a variação das vendas geradas artificialmente, conhecida como “demanda criada”, a fim de evitar sobrecarga e ociosidade nas operações da cadeia de abastecimento. A“demanda criada” é uma demanda artificial, muitas vezes criada pela empresa para desovar estoques de produto através de promoções temporárias, gerando picos e vales artificiais de vendas. Na primeira parte, sugerimos que seja feita uma reflexão sobre as estratégias e as práticas atuais de vendas da empresa, em particular, entendendo o fluxo de informações. Em seguida, apresentamos o método paranivelar as vendas e reduzir as flutuações artificiais.


1. Objetivo
Fazer com que as empresas utilizem melhor seus recursos e seus clientes sejam melhores atendidos.


1.2 Justificativa
Sobrecarga do PPCP em atender os pedidos na 2° quinzena o mês.



I. Entendendo o fluxo atual de informações
Para aplicar o método de nivelamento, é necessária uma análisede como a informação originária no cliente final é transmitida através da cadeia de abastecimento, resumida nas seguintes perguntas:
Qual é o comportamento real do consumo do cliente final?
Esta pergunta transcende os clientes primários, atendidos diretamente pela empresa fabricante, e deve ser dirigida ao cliente final (que consome o produto). A análise do consumo real pode serrealizada a partir de dados de vendas do cliente primário ou pela coleta de dados diretamente com o cliente final.
Na maioria das empresas, estes dados não estão disponíveis, o que exige um trabalho de coleta de dados, em que os mais relevantes são; volume e freqüência de vendas (para identificar se há picos concentrados), com percentuais de volumes de vendas no mínimo semanais.
Osresultados encontrados freqüentemente mostram que o comportamento do consumo do cliente final é diferente do comportamento das vendas, conforme mostra a figura 1. Este tipo de efeito que ocorre na cadeia é conhecido como “Efeito Chicote”, resultado das oscilações artificiais propagando-se em toda cadeia.
Entre as causas deste efeito estão:
- Estímulos às vendas através de promoções para...
tracking img