Deliquencia

Páginas: 3 (531 palavras) Publicado: 17 de janeiro de 2012
Delinquência juvenil

A delinquência juvenil refere-se aos actos criminosos cometidos por menores de idade. Muitos países possuem procedimentos legais e punições diferentes aos delinquentesjuvenis, em relação a criminosos maiores de idade.

Mais do que as condições socioeconómicas, a falta de interacção entre pais e filhos, a existência de parentes com problemas psicopatológicose os problemas escolares são factores determinantes para a inserção dos jovens no mundo do crime.

Do ponto de vista sociológico a delinquência juvenil é um facto social que resulta dasocorrências nas sociedades, é fruto da vivência em sociedade. Os factos sociais são maneiras de pensar, agir, sentir, exteriores aos indivíduos e dotados de um poder coercivo. Esta característica significaque tudo o que ocorre em sociedade nos parece determinado “exteriormente”, é como se a sociedade nos impusesse tais modelos de comportamento. O poder coercivo evidencia-se na aplicação de sanções, senão agirmos de acordo com as normas estabelecidas há punição e rejeição. As crianças ao adoptar comportamentos que vão contra as normas sociais são punidas e rejeitadas por grupos sociais.
Parauma compreensão significativa dos factos sociais, devemos sempre inseri-los no contexto social em que ocorrem, isto é, o relativismo dos factos sociais. Quando confrontados com um tipo de comportamentonão aceite pela sociedade, temos tendência para reagirmos negativamente, porque na nossa sociedade este comportamento não é aceite. Já noutras sociedades este mesmo tipo de comportamento é modelar eaceitável no contexto cultural, daí o relativismo dos factos sociais, da delinquência juvenil.

A delinquência juvenil é cada vez mais preocupante em Portugal, por isso é um assunto que estana ordem do dia. Esta questão tem estado mais visível devido a constante mediatização por parte dos media. Estes, estão cada vez mais sensacionalistas, daí o grande destaque a este tema e também a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A deliquencia
  • deliquência Juvenil
  • deliquencia juvenil
  • deliquencia juvenil
  • Deliquência juvenil
  • INLEGALIDADE E DELIQUENCIA
  • A deliquência juvenil
  • deliquencia juvenil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!