dehfjn

1345 palavras 6 páginas
1) porque é socrates é considerado o patrono da filosofia?Sócrates não tem nenhuma produção literária, e nem no seu momento procurou construir nome no campo da filosofia. Vivendo em um momento politico específico em Atenas se opos aos sofistas alegando que primeiro o homem deveria conhecer a si próprio e estar consciente de sua ignorancia ( só sei que nada sei). Incentivava que os jovens buscassem respostas ás suas perguntas na própria experiencia através de observações através da dialética (diálogo) e assim o conhecimento seria possivel. Seu nome foi destacado por Platão, um de seus discípulos. seu pensamento foi adotado por filosofos modernos e regeitado por outros. Os estudos filosóficos retomam constantemente o ensinamento socratico para embasamento..
2) em que momento passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
A filosofia é o ato de pensar! Nós começamos a pensar, indagar quando buscamos repostas para determinados assuntos, o desejo de sabedoria desperta em todos nos umas certas perguntas que tentamos buscar qndo pensamos, quando nos indagamos.
Mas não se pode pensar assim no meio de todo o nosso mundinho material, com todo o nosso conforto.
Temos que pensar como se fossemos estranhos em países diferentes, em lugares em que tudo que é descoberto é simplesmente coisas novas e vc se pergunta o que fazer, como fazer e para que. Tente-se que afastar de tudo o que é do nosso mundo rotineiro, para se poder pensar então então em TODAS as probabilidades em que se existem quando nos surpreendemos com algo diferente.

3) como é reflexão filosofica?
Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes.

Relacionados