Defina decisões Programadas e Não programadas

Nome: / Codigo:
Curso: Relações Internacionais / 2º Etapa

Trabalho de Administração.

1)Defina decisões Programadas e Não programadas

As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização.
Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnostico criar alternativas e escolher umcurso de ação predefinido. Exemplos de decisões programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.
Por exemplo, o limite de crédito do cheque especial funciona como um empréstimo automático. Quando o cliente usa crédito, imediatamente entra em ação uma regra de decisão: Os juros começam a ser cobrados. Não é necessário o cliente ir ao banco, pedir o empréstimo e ter seu casoanalisado. O procedimento já está pronto para funcionar.
As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de umprocesso de analises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão.
Por exemplo: Uma companhia está endividada, vendendo pouco e enfrentando uma concorrência feroz. Uma solução é proposta – reduzir o numero de empregados para baixar os custos, mas os sindicatos são contrários. Essa situação é inédita e exige um processo original de solução de problemas e tomada de decisões.2) Identificação do problema ou oportunidade

  O processo de tomar decisão tem origem em uma frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação; nos obstáculos para atingir um determinado objetivo, algum fato irregular que necessita uma ação corretiva, ou a visualização de alguma oportunidade. É nessas situações que se faz necessário tomar uma decisão.

Diagnóstico

  Odiagnostico é a fase em que se analisa a situação, identificando ameaças e oportunidades, causas e conseqüências. Algumas situações são de fácil análise, pois apresentam efeitos adversos evidentes, sem a necessidade de um estudo mais profundo da situação. Já em outras situações, exige-se uma pesquisa mais detalhada do problema apresentado.

Alternativas


  Após o diagnóstico do problema, o próximopasso é gerar alternativas que solucionem a situação em questão. Em algumas situações, as soluções são facilmente visualizadas, podendo vir juntamente com o problema. Já em outras, exigem-se soluções inovadoras. Para que essas soluções apareçam, os gestores terão que utilizar seus conhecimentos junto com o seu poder de criatividade.

Decisão 


  As alternativas no processo de tomada de decisãosão comparadas, julgadas e avaliadas, para que seja feita uma escolha. Analisar criticamente as possibilidades de ação que foram geradas é fundamental para a escolha do caminho a ser seguido. 
  

Diagrama de Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, e também é conhecido como"Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M". O Diagrama foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e foi aperfeiçoado nos anos seguintes.
Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema permite estruturarhierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.
O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que...
tracking img