Defina Carboidratos1

382 palavras 2 páginas
1. Defina carboidratos.
R: Os carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.

2. Determine a sua função.
R: Energética: constituem a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células, sob a forma de ATP. Nas plantas, o carboidrato é armazenado como amido nos amiloplastos; nos animais, é armazenado no fígado e nos músculos como glicogênio. É o principal combustível utilizado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular.
Estrutural: determinados carboidratos proporcionam rigidez, consistência e elasticidade a algumas células. A pectina, a hemicelulose e a celulose compõem a parede celular dos vegetais. A quitina forma o exoesqueartrópodes. Os ácidos nucléicos apresentam carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, em sua estrutura. Entram na constituição de determinadas estruturas celulares funcionando como reforço ou como elemento de revestimento.

3. Determine as fontes ricas destas substâncias

R: Açúcar refinado e mascavo, arroz branco e integral, aveia, bananas não muito maduras, batatas, batata doce, bolachas e biscoitos integrais, bolos e doces, centeio, compotas, ervilhas, feijões, geleias, grão de bico, iogurtes, leite, lentilhas, maçãs, massas e massas integrais, mel, milho, pipocas, quinoa, refrigerantes

4. Determine as classificações (categorias) dos carboidratos (baseando no número de unidades ou moléculas de glicose que contém).

R: Monossacarídeos: são carboidratos com reduzido número de átomos de carbono em sua molécula, O "n" da fórmula geral (CnH2nOn) pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais

Relacionados