Deficiência: credulidade - antideficiência: saber

550 palavras 3 páginas
Deficiência: Credulidade
Antideficiência: Saber
Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Torna-se evidente esta deficiência na pessoa que dá crédito fácil a tudo quanto ouve, sem prevenir-se contra o erro ou a falsidade, e sem avaliar as consequências de aceitar tudo sem prévia participação do entendimento.

Obedece à falta de experiência no trato com as pessoas, como também ao pouco proveito extraído dessa experiência como moderadora dos excessos de confiança no próximo. É natural que seja comum nas pessoas simples e ingênuas, que tudo aceitam de boa-fé.

Seja qual for a causa que determina a credulidade, ela sempre acusa na pessoa a entrega submissa da mente à sugestão alheia.

Ocorre às vezes que uma pessoa assim, depois de cair nas múltiplas ciladas armadas para sua candidez, reage de tal maneira contra ela que abraça decididamente o extremo oposto, convertendo-se de pronto no mais desconfiado dos seres, tanto que até perde as melhores oportunidades, justamente por recear quando menos deveria fazê-lo. Tudo isso é fruto da inconsciência, já que tal coisa não acontece a uma consciência ativa, que sabe mobilizar a tempo os elementos de juízo requeridos pela razão quando vai ser comprometido, em sua totalidade ou em parte, o patrimônio físico, moral ou espiritual do ser.
Desarraigar a credulidade por meio do saber é afastar para sempre um mal que os seres humanos têm padecido há séculos

Mediante a assimilação de conhecimentos logosóficos, a mente humana estabelece defesas que a imunizam contra os inconvenientes desta deficiência. Tão logo a inteligência começa a enriquecer psicológica e espiritualmente a vida individual, aumentam os acertos e diminuem os erros. Nasce e afirma-se dentro do ser a confiança em si mesmo, e já não se cai na credulidade, porque se consulta invariavelmente o próprio juízo antes de aceitar o alheio; já não há perigo de cair na renúncia do próprio pensar, cedendo tão legítimo direito – como tantas vezes já ocorreu às

Relacionados

  • logosofia estudo e metodo
    40876 palavras | 164 páginas
  • Logosofia
    6350 palavras | 26 páginas