Deficit cocnitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto déficit cognitivo e educação especial

Déficit cognitivo também conhecido como deficiência intelectual, esse tipo de deficiência mental provoca lentidão na aprendizagem e nodesenvolvimento das pessoas que tem esse problema. Elas podem ter dificuldades para aprender a falar, a caminhar, vestir-se ou mesmo comer sozinhas.
Os estudiosos do assunto encontraram muitas causas dadeficiência intelectual, as mais comuns são:
* Síndrome de Down ou a fenilcetonúria.
* Problemas ao nascer.
* Problemas durante a gravidez.
Pessoa com deficiência intelectual temproblemas no processamento da informação, problemas de memória, problemas de linguagem, transferência e generalização de aprendizagem. Existem quatro níveis do déficit cognitivo que são:
* Déficitcognitivo leve: QI 50-55 até aproximadamente 70 (cerca de 85%).Os indivíduos com este nível desenvolvem habilidades sociais e de comunicação durante os anos pré-escolares têm um comprometimento mínimo nasáreas sensório-motoras e com freqüência não são facilmente diferenciados de crianças sem o déficit até uma idade mais tardia.
* Déficit cognitivo moderado: QI 35-40 a 50-55 (cerca de 10%). Amaioria dos indivíduos adquire habilidades de comunicação durante os primeiros anos de infância. Beneficiam-se de treinamento profissional e, com moderada supervisão, podem tomar conta de si mesmos. Tambémpodem beneficiar se do treinamento de habilidades sociais e ocupacionais.
* Déficit cognitivo grave: QI 20-25 a 35-40 (3 a 4%). Durante os primeiros anos de infância, adquirem pouca ou nenhumafala comunicativa, durante o período escolar podem aprender a falar se treinados. Na idade adulta, podem ser capazes de executar tarefas simples sob restrita supervisão, a maioria adapta-se bem à vidana comunidade. A menos que tenham uma deficiência associada que exija cuidado especializado de enfermagem ou outra espécie de atenção.
* Déficit cognitivo profundo: QI abaixo de 20 ou 25...
tracking img