Defesa tcc auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Boa Noite,

Nossa proposta de devesa é sobre Auditoria Interna, uma maneira eficaz de Controle com qualidade. Escolhemos este tema com base nos estudos e pesquisas dos motivos pelos quais levam o relacionamento de uma empresa e uma contabilidade a ser mais eficaz e segura. Com a crescente globalização, as empresas estão buscando novas estratégias para diminuir os riscos nas empresas eprincipalmente nos negócios, tendo assim um nível adequado de controle e retorno aos seus investidores. Descobrimos na auditoria Interna uma forte aliada a estes objetivos que traz o progresso empresarial. Mas o principal objetivo do presente trabalho é mostrar como a auditoria interna aplicada de forma adequada pode trazer progresso e uma saudável economia.
Mas afinal o que é auditoria?
Auditoria é umaespecialização contábil, que tem como objetivo verificar a veracidade das informações que controlam o patrimônio, como por exemplo, as demonstrações financeiras, os registros e livros com características controladoras, transações e operações de um projeto ou entidade, ela é efetuada por contadores que são chamados então de auditores. O auditor, é o profissional que tem por objetivo, ouvir aspessoas, ajustar, corrigir, analisar e examinar, detectando possiveis desvios, apontando oportunidades de melhoria, medindo o desenvolvimento do trabalho e padronizando a organização. Exemplo, imagine que você seja um proprietário de um carro e contrata alguém para dirigir, o que você espera deste motorista? Espera que ele conduza de maneira segura e com responsabildade, que estacione de um modocorreto em um lugar seguro, ou seja, que desligue o carro, puxe o freio de mão, feche os vidros, desliga os faróis e trave as portas, mas como ter certeza de tudo isso foi executado? Nas empresas funciona da mesma forma, o carro é a empresa, o motorista são os departamentos que compõem a empresa. O auditor é justamente a pessoa que se certificará se o carro foi devidamente desligado estacionado, ouseja, se todos os departamentos estão executando os suas devidas funções.
. A auditoria não é usada somente para fins gerencias, mas sim para tomadas de decisões, com isso o acompanhamento e verificação dos controles são fundamentais. É comum principalmente entre pequenas empresas não dar importância a esta área, mas em um mercado tão oscilante como o atual, é de suma importância este departamento.Ouvimos freqüentemente falar em corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes. O problema é que eles só aparecem depois que todo o estrago já foi feito por pessoas mal intencionadas dentro das instituições que podem cometer crimes financeiros e fazer com que as informações divulgadas sejam distorcidas.
Recentemente em nosso país houve um escândalo ligado ao Banco Pan Americano, fraude de 900 milhõese necessários R$ 2,5 bilhões utilizados para cobrir a perda e gerar recursos para a instituição manter seu tamanho normal e permanecer no mercado. Mas ao longo da nossa história, vários outros já surgiram, com exemplo a Enron e Parmalat. Este e outros casos como os da crise de 1929, onde mais de 9 mil bancos quebraram, mais de 85 mil empresas que faliram. Na America Latina, onde nos encontramos,foi o maior período de fome, pois os países latinos forneciam produtos agrícolas e matérias-primas aos Estados Unidos. Com a crise, os Estados Unidos reduziram ou cortaram as compras que faziam desses países. Com menos dinheiro, os países latino-americanos deixaram de investir, gerando com isso desemprego e miséria. No Brasil, por exemplo, também foi afetado pela crise de 1929. O Café era oprincipal produto de exportação brasileiro, e os Estados Unidos, o nosso principal comprador. Com isso, quero explicar que os prejuízos causados por uma ma administração, sem pudor, pode ir alem de uma simples falta de direção, pode expandir e agredir o mundo inteiro, pois somos ligados por um laço chamado economia, onde o lado mais fraco rompe-se mais facilmente.
A partir daí, começamos a entender à...
tracking img