dedafio proficional

1581 palavras 7 páginas
Terapia com animais
Divirta-se e ganhe uma vida mais saudável. A convivência com um animal de estimação só traz benefícios à sua saúde. Quem tem um animal de estimação sabe o quanto eles são companheiros e divertidos. Para algumas pessoas eles são tão importantes que recebem tratamento especial, com direito até à festa de aniversário.
Na medicina alternativa, a relação Homem-animal é usada há mais de 40 anos para fins terapêuticos. É a chamada terapia com animais, que no Brasil começa a ganhar adeptos. A última novidade nessa área fica por conta de um recente estudo realizado na Europa e nos Estados Unidos que comprova que famílias com animais de estimação têm menos despesas com saúde do que famílias sem animais.
Segundo os pesquisadores, essa convivência é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas cardiovasculares, auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão arterial em hipertensos e principalmente ajudou uma maior interação social.

No Brasil o recurso terapêutico mais conhecido é a hipoterapia ou equoterapia, que usa cavalos para interagir e restabelecer portadores de deficiências físicas, problemas mentais e alterações motoras. Uma atividade prazerosa que estimula os pacientes a se movimentar, a ganhar auto-estima e confiança.

1

Mas outros animais podem participar de terapias como tartarugas, coelhos e peixes de aquário. Até as minhocas podem ter um efeito relaxante e amenizar as conseqüências do estresse.
Mas os cachorros são os preferidos e mais habilitados para as funções, pois são sociáveis e interagem facilmente. Eles são especialmente treinados. Um bom cão de terapia deve ser calmo, amigo e obediente para fazer visitas programadas a idosos em asilos e casas de repouso, ou a crianças em hospitais. Eles levam entretenimento e distração, o que ajuda a combater a solidão, a depressão e tiram a atenção das dores e dos traumas.
Os animais favorecem muito o bem-estar humano, portanto, se estiver

Relacionados