Decompisição da matéria orgânica

774 palavras 4 páginas
Decomposição de matérias orgânicas
A decomposição é um processo natural de reutilização de matérias, mas o lixo que produzimos leva muitos anos para se decompor, provocando a poluição dos ambientes. Há materiais que levam mais de 200 anos para se decompor .
Todos nós sabemos que o lixo é um problema, mas para muitas pessoas ele só se torna um problema quando o serviço de coleta de lixo urbano deixa de ser realizado e o lixo começa a se acumular nas portas de nossas casas, atraindo muito animais inconvenientes. O que essas pessoas não entendem é que o lixo que é recolhido pelos lixeiros não desaparece, ele apenas é levado para outro local.
Em nosso país são produzidas diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo, mas apenas 2% desse total é encaminhado para a reciclagem, o que é uma quantidade irrisória se levarmos em consideração o tanto de embalagens que consumimos e que podem ser recicladas.
Diante de todo esse lixo podemos nos questionar e também aos nossos alunos: Será que estou fazendo a minha parte com relação ao lixo separando o que pode ser reciclável? Muitas das embalagens que consumimos podem ser recicladas, entrando novamente na cadeia de produção e livrando o meio ambiente de um amontoado de lixo que levará milhares de anos para se decompor. Em vista disso propomos a atividade a seguir, onde o professor poderá trabalhar o tempo de decomposição de alguns materiais e a problemática do lixo nos tempos atuais.
Para essa atividade você irá precisar de cinco garrafas pets de dois litros transparentes; tesoura; terra; pedaços de vidro; pedaços de plástico; uma lata de alumínio; pedaços de papel e restos de matéria orgânica.
Com a tesoura, corte as garrafas pet ao meio. Coloque terra em todas elas e, em seguida, afunde os materiais em cada uma das garrafas, de modo que fique um material por garrafa. Deixe as garrafas guardadas em um local onde as crianças não possam mexer, e todas as semanas pegue-as e mostre-as aos alunos, para que eles

Relacionados

  • Rochas
    2970 palavras | 12 páginas
  • Dialogo de segurança
    5235 palavras | 21 páginas
  • Biomateriais
    13773 palavras | 56 páginas