Decartes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os outros animas vêm ao mundo com impulsos altamente especializados e firmemente dirigidos, e por isso vivem num mundo quase que completamente determinado pelos seus instintos... (pag.25)

O mundohumano é um mundo aberto, isto é, um mundo que deve ser modelado pela própria atividade humana... (pag.26)

O mundo humano construído pelos próprios seres humanos é a cultura”... (pág.26)Cultura é como uma "segunda natureza", que possibilita aos seres humanos suprirem a ausência da estrutura de instintos biologicamente determinados... (pag.27)

Não se pode viver sem pertencer a umgrupo social, pelo menos na infância... (pág.27)

A partir e dentro desse mundo dado dão suas contribuições ao processo social da construção da realidade humana gestando novas perguntas e novassoluções para situações e problemas novos. (pág.29)

Toda cultura é uma criação humana, mas quando uma cultura determinada se torna a nossa “segunda natureza” temos muita dificuldade em perceber isso.(pág.30)

O diferente é aquele que não nos deixa esquecer que a insegurança, a provisoriedade e a relatividade fazem parte da nossa condição humana. (pág.31)

Devemos sempre nos lembrar que aexistência de normas morais pressupõe a existência de conflitos de interesses. (pág.34)

Os defensores da cultura vigente devem responder a este tipo de questionamento e situações marginais para legitimaro modo de viver da sociedade. (pág.35)

Nas sociedades tradicionais, como diz o próprio nome, a tradição tem um lugar central. A tradição honra e família são seus valores principais. (pág.35)Tudo é feito em nome do progresso, e em seu nome tudo é justificado. Em nome do progresso ou da modernização condenam-se milhões de pessoas à miséria ou à morte, provocam-se desequilíbrios no meioambiente e põem em risco a vida humana na terra. (pág.37)

Mais do que isso, a vida continua levando questões que a técnica não consegue responder e que o mito do progresso não consegue...
tracking img