Decaimento radioativo - meia vida do plutônio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jéssica Costa Paes
Patrícia de Oliveira

APLICAÇÕES DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Tubarão, 2011

Jéssica Costa Paes
Patrícia de Oliveira

APLICAÇÕES DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Relatórioapresentado à disciplina de Equações Diferenciais do Curso de Engenharia Química da Universidade do Sul de Santa Catarina.

.

Professor (a): Ms. Carlos Hobold

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTACATARINA
Tubarão, 2011

INTRODUÇÃO
Equação Diferencial é um dos tópicos da matemática mais utilizados com aplicações em quase todos os ramos ciência, física, química, biologia, economia. Toda equaçãocontendo derivadas de uma função é chamada de equação diferencial e sua aplicação depende do que se entende por derivada de uma função.
Neste trabalho iremos apresentar alguns exemplos de aplicaçõesde equações diferenciais voltado para a área química representando o decaimento radioativo com o objetivo de determinar a idade de fósseis antigos e ainda

DECAIMENTO RADIOATIVO
A proporção decarbono-14/carbono-12 presente na matéria orgânica viva é constante, porém na matéria orgânica morta a quantidade de carbono-14 diminui com o tempo a uma taxa proporcional a quantidade existente.
Ocarbono-14 é uma importante ferramenta em pesquisas arqueológicas conhecida como o teste radiocarbono, muito utilizado para determinação da idade de fósseis antigos.
A datação dos fósseis em geral épossível devido à peculiaridade do carbono-14 de ser radioisótopo ou simplesmente radioativo, fenômeno que se caracteriza pela emissão de radiação alfa (), composta por núcleos de hélio (He) e de radiaçãobeta (), composta de elétrons, e radiação gama () uma forma de radiação eletromagnética parecida com raios X, porém mais energética.
Esse processo acaba produzindo outro fenômeno relacionado àradiação, o decaimento radioativo, que é o resultado de uma transformação natural de um isótopo de um elemento químico em um isótopo de outro. Este processo ocorre de modo natural até que a série...
tracking img