De1 Prof 6ano

1084 palavras 5 páginas
DE 1 – Fontes Históricas – 6º ano

Em busca das pistas do passado

Professor, esta aula sobre fonte histórica é um complemento para suas aulas sobre o Estudo da História, capítulo introdutório de todo livro de História de 5ª série/6ª série.

No entanto, é importante frisar que a forma como é apresentada a discussão sobre fonte histórica traz implícita uma visão que nega a idéia historicista de que o passado pode ser recuperado exatamente como foi. Pelo contrário, o que está sendo dito, de forma indireta, é que “o passado é um tempo carregado de presente”.

Neste sentido, a visão de história que se quer enfatizar aqui é a de que o estudo dos povos do passado é sempre influenciado pelas perguntas que queremos responder sobre nosso próprio presente.

Explorar com os alunos algumas fontes históricas é importante para que, ao vivenciar o processo de trabalho do historiador, eles compreendam que a história não é um produto “pronto e acabado”, mas um processo em permanente elaboração, com muitas mudanças, mas também com muitas permanências.

Para finalizar, é sempre bom lembrar que a noção de documento ou fonte histórica que é aqui apresentada não considera os documentos ou aquilo que eles informam como sinônimos de “verdade” - uma noção positivista da história e dos registros históricos, ou seja, a noção de que é possível recuperar o passado exatamente como ele ocorreu.

Recuperar o passado está diretamente ligado a questões que o presente coloca, sendo que o historiador deixa de ser visto como espectador neutro do passado, e assume o papel de agente ativo na reconstrução desse passado. Analisar fontes, portanto, é uma questão de “interpretação”, em que o historiador soma suas questões sobre o presente a pressupostos teóricos que atribuem significado às fontes.

Atividade 1: O que você já sabe

Peça aos alunos para ligar seus computadores, abrir o navegador na página www.programaflorescer.com.br, escolher os botões Dinâmicas Educacionais, História, 6º. ano,

Relacionados