De onde vem as tendencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De onde vêm as tendências? Este é o assunto tratado em “Observatório de sinais” de Dario Caldas.
Para chegar a essa pergunta primeiramente é discutido no livro de Caldas sobre como “o modo defuncionamento da moda alastrou-se para todas as esferas da sociedade e da cultura” (CALDAS, 2004, p.43). Estudando o comportamento do consumidor pode-se observar que a contrapartida do conceito “tendência”deu-se pela busca do novo, pela diferenciação ou distinção em relação ao grupo. O mecanismo “trickle effect”, termo citado, explica que novos fenômenos da moda são criados a partir do topo dapirâmide social e “alastram-se por meio daquilo que conhecemos como efeito cascata sobre as classes sociais subalternas pela imitação ou em busca da identificação com os estratos superiores, no nívelpsicológico” (CALDAS, 2004, p.46).
Por exemplo, pode-se relacionar esse fato ao casamento da princesa Kate Middletown (citado aqui como um exemplo de “topo da pirâmide social”) onde seu vestido de casamentofoi reproduzido em grande escala por sua demanda de pedidos feitos pelo publico logo após o evento.
Explicar o porquê desta ocorrência também se torna um assunto tratado no livro: “... aqui entramosno campo de estudos do comportamento coletivo (collective behaviour), que tentam desvendar como se criam, difundem e funcionam fenômenos comportamentais que atingem as massas e as multidões nos quaisse enquadram a moda” (CALDAS, 2004, p.46).
Tendencia determina a moda. Ressaltando que “moda” em “observatório de sinais” é dado tanto no sentido de mudanças do vestuário e da aparência quanto comomudanças nos padrões de diversos setores industriais. Tendencia (pesquisa do que será consumido no futuro) determina então não somente a moda vestuario como também todo tipo de consumo, sendo eles:cosméticos, automobilístico, eletroeletrônico, comportamento, lazer etc.
Exemplo dos dias de hoje é a moda do consumo cada vez maior da tecnologia exigindo novos equipamentos, programas etc....
tracking img