Dds exempls

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIÁLOGO DE SEGURANÇA

CAT (COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO).
1 – A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência (24:00 H) e, em caso de morte, de imediato à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o teto máximo dosalário-decontribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada na forma do artigo 109 do Decreto nº 2.173/97. 1.1 – Deverão ser comunicadas ao INSS, mediante formulário "Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT", as seguintes ocorrências: Ocorrências: a) acidente do trabalho, típico ou de trajeto, ou doença profissional ou do trabalho; Tipos de CAT: CAT inicial;

b) reinício de tratamento ouafastamento por CAT reabertura; agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença profissional ou do trabalho, já comunicado anteriormente ao INSS; c) falecimento decorrente de acidente ou doença CAT comunicação de profissional ou do trabalho, ocorrido após a emissão da óbito. CAT inicial. 1.2 – A comunicação será feita ao INSS por intermédio do formulário CAT, preenchido em seis vias, com aseguinte destinação: 1ª via – ao INSS; 2ª via – à empresa; 3ª via – ao segurado ou dependente; 4ª via – ao sindicato de classe do trabalhador; 5ª via – ao Sistema Único de Saúde – SUS; 6ª via – à Delegacia Regional do Trabalho – DRT. Obs: Todos os acidentes ocorridos no local de trabalho ou a serviço da empresa deveram ser comunicado ao SESMT. Acidentes ocorridos, mesmo que pequenos arranhões, podemtorna-se grandes infecções. Avise seu supervisor e dirija-se ao ambulatório. INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Se você ficar doente ou se ferir no trabalho, não continue o trabalho; dirija-se à sua chefia imediatamente.
Técnico Segurança do Trabalho: Edson Bordin
Registro nº PR / 000853.2

Data: 05/07/04
edsonbordin@hotmail.com

Rev:

Pág: 1

DIÁLOGO DE SEGURANÇA

A IMPORTÂNCIA DO USO DOE.P.I.
EPI,s CONCEITO: Destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador, projetado conforme os riscos levantados e o tempo de exposição observado. O QUE É PROTEÇÃO INDIVIDUAL? São recursos amplamente utilizados para ampliar a segurança do trabalhador, assumindo papel de grande responsabilidade, tanto por parte da empresa no tocante à seleção, escolha e treinamento dos usuários, comotambém do próprio empregado em dele fazer uso para o bem da sua própia integridade física diante da existência dos mais variados riscos aos quais se expõe nos ambientes de trabalho. OS EPIs SÃO EMPREGADOS Quando o trabalhador se expõe a riscos não controláveis por outros meios técnicos. EXEMPLOS Em Operações de solda – uso de óculos, mascara / escudo, luvas e avental de raspa, etc. Em operaçõesquímicas – uso de luvas, avental, protetor facial, etc. OS EPI,s SÃO EMPREGADOS Quando o trabalhador se expõe a riscos apenas parcialmente controlados por recursos técnicos. EXEMPLOS Em operação com esmeril – óculos, mesmo com existência de anteparo. Em operações de pinturas – máscara, mesmo com a existência de cabines. Resumidamente podemos afirmar que os EPIs são empregados quando os recursos deordem geral não são suficientes para a eliminação ou controle dos riscos. A ESCOLHA DO EPI O EPI deve ser escolhido de acordo com a necessidade de uso no trabalho e a parte do corpo que precisa ser protegida. Em função dos riscos específicos a cada atividade são desenvolvidos vários modelos de EPIs, com formato e materiais distintos, como luvas de borracha, de PVC, de couro, etc. USO E CONTROLE DOEPI Recomenda-se manter um fichário para controlar o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual, de modo que cada equipamento entregue receba a assinatura do usuário na data da entrega. As fichas deverão ser individuais. Obs.: Este documento deve ser mantido, após o desligamento do funcionário por 20 anos, junto ao prontuário do empregado.

Técnico Segurança do Trabalho: Edson...
tracking img